quarta-feira, 18 de março de 2009

DECORANDO A MESA ( Parte 1)









O orçamento está apertado e você tem que fazer uma recepção em sua casa para visitantes ilustres; pais do noivo de sua filha; o diretor da empresa de seu marido etc, saiba que você pode preparar tudo sozinha ( se for organizada) e a custo inferiores daqueles oferecidos pelos buffets..
Existem empresas especializadas em aluguel de pratos, talheres, copos, baixelas etc...as flores você pode encomendar em uma floricultura de sua confiança...Com planejamento antecipado não tem porque dar errado. Dúvidas acontecem com todos e lembre-se ninguém aprendeu sabendo tudo. 

A Mesa

"Linho alvo, flores frescas, cristais límpidos, porcelana e talheres bem tratados, constituem o principal elemento para tornar uma mesa atraente e risonha.
Não está na qualidade nem mesmo na variedade do menu o encanto de qualquer refeição, mas sim na sua leveza, no sabor delicado dos seus alimentos e na sua leveza, no sabor delicado dos seus alimentos e na maneira como é disposta e servida. 

JANTAR DE GALA

Atualmente vão-se tornando cada vez mais raros os grandes jantares de gala, mesmo nas mansões de famílias da melhor sociedade. Quando estes se tornam necessários, encarregam-se especialistas no assunto para a sua organização. Na maioria das vezes esses banquetes são oferecidos no salão de algum restaurante fino, ou de algum clube, poupando assim à dona da casa as responsabilidades e trabalhos.
A fim de esclarecer o quanto de preocupações comporta um banquete de gala, damos aqui alguns detalhes que caracterizam essa função social.

Antes de mais nada, - nenhum jantar pode ser considerado de cerimônia quando servido por mulheres: todo serviço de cerimônia requer homens.

Os convivas devem chegar uns dez ou quinze minutos antes da hora marcada para o jantar. Quando chega o primeiro convidado, os donos da casa devem estar a postos para recebe-los. Sendo o jantar oferecido a um convidado de honra, todos os demais devem chegar antes dele; a dona da casa recomenda, previamente, que venham a tempo de ajuda-la a receber.

Meia hora antes do jantar, convém que a dona da casa inspecione a sala, a mesa e todo o serviço para se certificar de que todo o serviço para se certificar de que tudo está em perfeita ordem. Detalhe este dispensável quando tudo foi combinado com o maitre responsável pelo serviço.

Aos convidados que vão chegando, servem-se aperitivos, salvo no caso de haver convidado de honra, devendo-se esperar por este para servir. Os garçãos executarão esta tarefa.

MODOS DE SERVIR

Os MODOS DE SERVIR variam com o grau de formalidade desejada; se formal, semiformal, ou informal e com o tipo de evento, se almoço, jantar, ou outros.


Os
TIPOS DE SERVIÇO podem ser
à francesa, à inglesa ou à americana.


Existem também variações quanto à SEQÜÊNCIA dos garçons servirem.

Para maiores detalhes, sobre esses aspectos da ETIQUETA, deve ser consultada bibliografia especializada.


Photobucket

2 comentários:

Adoraria ler um comentário seu...