segunda-feira, 30 de março de 2009

ABRICO DE MACACO








ABRICO-DE-MACACO


Nome científico: couroupita guianensis
Nativa da Floresta Amazônica


Olhar essa árvore de grande porte, suas flores e seus frutos é um espetáculo à parte.
Passava de carro com uma amiga e vi alguns frutos pelo chão e logo me veio em mente idéias para arranjos de natal...doce ilusão; minha amiga dizia desista da idéia porque você não suportaria o fétido odor dessas bolas e nem carrego em meu carro. Como era meu primeiro encontro com referidas bolas, deixei passar.

Quis o destino que meu filho fosse morar nessa mesma praça e logo imaginei: agora sim vou tirar minhas dúvidas, e fui!!!!! apanhei duas daquelas bolas que chegam a medir 15cm de diametro e fui obrigada a pagar o preço da teimosia. Gente é um terror, cheiro de roupa de baixo imunda! Mas como pode existir tamanho contraste? as flores nascem diretamente do tronco e  seu  perfume delicado, marcante e tão envolvente como o das rosas, atrai abelhas que se encarregam da polinização; enquanto os frutos, lindos, gigantescos, tão decorativos são obrigados a ser rejeitados ou, levados para zoológicos para servirem de refeição aos macacos. 

Mas a vida é isso mesmo, um constante aprendizado!











11 comentários:

  1. Que coisa né.... mas é realmente muito linda, principalmente as flores. É...a natureza sempre nos surpreende...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha.... gostei da comparação: "cheiro de roupa de baixo imunda"!

    e a flor é mesmo linda, né?

    bj

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, fico imaginando quanta coisa devo conhecer ainda nessa minha humilde existência!!!!
    bjs Dolly

    Fátima querida, aprendi a ser objetiva e direta...talvez se eu publicasse como classificam o odor das referidas " bolas" por aqui, perderia sem dúvida metade da frequência nessa página, rsrsrsrs
    Mas bolas à parte, fica quase impossível descrever a beleza das flores do abrico de macaco; o Criador não esqueceu nenhum detalhe!

    beijocas Dolly

    ResponderExcluir
  4. Menina, já tinha ouvido falar desse abrico de macaco, mas não sabia que tiha essa flor tão bonita. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudinha tudo bom??? Menina mas é linda demais a floração dessa espécie...Compensa o desagrádavel cheiro do fruto rsrsrs!!!
    E como vai " nosso jardim"????
    Beijocas Dolly

    ResponderExcluir
  6. Dolly, andei sumida mas não te esqueci não, que lindas essas flores fedorentas hehehhehehhehe.
    Nem com toda minha paixão pelas plantas ia querer assim tão mal cheirosa! bjs Leila

    ResponderExcluir
  7. Feliz regresso sumida!!! Leila, as flores não são fedorentas, pelo contrário, o suave perfume adocicado lembra o das rosas..fedorento são os frutos!!!!! rsrsrs
    Beijocas amiga, Dolly

    ResponderExcluir
  8. Oi Dolly...Estou colocando teu blog na minha lista de blogs...Fiquei muito feliz que gostastes do meu .
    Essa flor eu não conhecia .è realmente linda!

    bjus ana maria
    blog jeito de casa

    ResponderExcluir
  9. Seja bemvinda Ana, acho que trocaremos muitas idéias..Tb gostei muito do seu espaço! beijocas Dolly

    ResponderExcluir
  10. Puxa são lindas mesmo essas flores, quando ao odor é a natureza se defendendo! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa Fló quando vc vier em julho você vai ver in loco a dita árvore...Marcelo pegou um ramo de flores e duas dessas fétidas bolas para mim; nem consegui trazer para casa. As flores deixei para aromatizar o ap deles e as bolas...diretas para o lixo!
    Beijocas Dolly

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...