quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ENTRE AGULHAS E LINHAS

Dias atrás iniciei uma viagem virtual para conhecer as bordadeiras dos outros continentes.

Gente, juro que pasmei diante de tantas coisas maravilhosas, linhas? uma gama de cores, texturas, algodão, lã, bouclé que para quem ama artesanato impossível não querer tentar fazer tudo que vê e provar outros materiais. É a mesma sensação para quem vai às feiras de bricolage e se vê diante das novidades do mercado.

Eu sou igual a todas com a diferença que tenho todo o meu tempo disponível para ficar jogando com tintas, linhas, furando o dedo com os alfinetes em fim, fazendo testes para desafiar o tempo.

Assim, desde a ultima postagem diversifiquei um pouco minhas artes e retomei meus bordados, guardados lá longe e ainda bem que após tantas mudanças não me desfiz de meus materiais...Roupas , móveis, para mim são mais fáceis de descartar mas minhas revistas de artesanatos e meus materiais acho que levarei em meu caixão, rsrsrs

Pois bem, queria muito fazer uns alfineteiros, agulheiros sei lá que outros nomes podem ser dados, fato é que essas almofadinhas nos são extremamente úteis sempre e para quem é organizada, basta precisar e pronto, lá tem agulhas e alfinetes até mesmo para pequenos reparos.

Confesso que me decepcionei um pouco pois em nossas mentes formatamos aquilo que pretendemos fazer mas confesso que minha realidade é muito diferente da de vocês e principalmente daquela de onde meus olhos vibram com mais intensidade. Não tenho facilidades para encontrar galões, passamanarias, rendinhas de linha e isso muda muito o resultado final do trabalho mas, mesmo assim, vou em frente.

Então, a partir de um tecido estampado iniciei meu primeiro alfineteiro, montado (pasmem) sobre um veludo de tapeceiro, grosso que só..mas não tem importância..bordadeira que se preza transforma saco em linho!


Ai, depois de alguns erros, como por exemplo não ter usado o termocolante e sim cola pano, que endureceu o tecido, consegui rebordar a estampa.


Pois bem, o que não gostei? da renda por exemplo..se a rua 25 de março fosse aqui ao lado, certamente eu teria comprado uma rendinha mais estreita...ah outra coisa...não existe mais a linha VARICOR que muitas nem ouviram falar, mas era uma linha de seda especial para esses bordados delicados principalmente com aplicações em fita.. voilà...salvaram-se todos mas, não desisti.

Depois de ver o trabalho com as latinhas de atum da nossa querida Lucia Klein comecei a comprar atum toda semana e assim, agora sou colecionadora de latas, ahahahah haja artesanato!

Era hora de testar pelo menos uma arte a partir das latinhas e prossegui...

ÃÃÃ? tão pensando o que? pelo menos desta vez consegui! Certo que se eu tivesse pintado a latinha ou craquelado, teria me dado menos trabalho que revestí-la e rebordá-la..mas ficou muito delicada...

Atenção, atenção...a toalhinha também foi bordada por mim, quando estava no ginásio gentemmmmm!quem guarda sempre tem..à época fiz um jogo com três toalhinhas com o risco que eu mesma creiei e desenhei...viram? já fui boa na arte!

Chega de blá, blá, blá e vamos ver o resultado final


E então??? vamos começar a bordar? eu decidi que vou continuar quem estiver disposta, siga-me!rsrsrs

26 comentários:

  1. oi Dolly obrigada pela visita...

    a Ana comenta bastante de vc :)))

    adorei teu blog...aparecerei por aqui mais vezes...

    ah eu bordo ponto cruzzzz adoroo


    bjoooo

    Grasi

    ResponderExcluir
  2. Eita! Está esbanjando em momentos criativos, não é? Eu que nem sei pregar um botão... kkkkk... vou vendo como é que eu poderia ser quando, um dia, eu crescer. :)

    ResponderExcluir
  3. Bicha querida, espero que à medida que vais crescendo e sendo uma blogueira de primeira linha, possas ir aprendendo os primeiros passos de como pregar botões, pelo menos...Tens pelo menos um kit emergencial? ahahahah
    Beijocas Bicha Vó

    ResponderExcluir
  4. Obrigada:)

    As suas visitas são muito importantes para mim.
    Você tem arte em suas mãos...

    Vou... mas volto a te visitar.

    Beijinho

    Helena

    ResponderExcluir
  5. oi doly! agora que eu li o recado do celular - deixou mens prá mim - ai eu sou jurassic mesmo - eu canso de ver mulherada que não desgruda do celular e eu sou ao contrário - até esqueço onde o bicho está! já vou ver-
    ai doly adorei teus artesanatos -tu sabe que eu tb no desespero de causa usei o cola tecido - putz o trem fica duro -impossible de costurar- adorei que tu é colecionadora de latinha de atum - tem mais uma doida no mundo solta iruru
    mas o que fez com ela - ficou lindérrima - e que bordado lindo - tá achando (cliquei em cima ) e vi os detalhes todinhos -não escapa nada - adorei teu bordado que tu fez há alguns aninhos e está super lindo - bem conservado que nem a dona -
    adoro bordar tb - faz tempo que não pego a peça que comecei e tá lá me esperando!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Minha Querida!
    Quanta delicadeza, criatividade e bom gosto!
    Os teus bordados ficaram maravilhosos!!!!
    Bem que eu gostaria de te seguir, mas meus olhos já não me ajudam mais.
    Tenha fé amiga, que tudo vai melhorar, independente das sandálias.
    É meu sincero desejo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Cara Dolly, olá!

    Bem..eu simplesmente adorei esta sua história contada na própria pessoa...o máximo!!!
    Em relação ao resultado final é para mim absolutamente fantástico, os meus parabéns !
    Um grande abraço,
    Maria Lemos

    ResponderExcluir
  8. Querida Helena, volte sempre, aqui é nosso "mundo"..adorei te conhecer também e tenha certeza de que serei assíduo llá em teu bloguito, amo aprender e admirar as "belas" artes!
    abraços, Dolly

    ResponderExcluir
  9. Cara Reyes, obrigada pela visita e elogios. amei conhecer tuas artes, tuas histórias, tudo muiuto encantador!
    abraços Dolly

    ResponderExcluir
  10. Maria Bettencourt, agora senti-me inflar de satisfação por receber elogios de uma mestra de teu quilate! Sempre digo que não sou arteira, sou artista...jogo e brinco de acordo com meu humor e materiais disponíveis sem me preocupar muito com detalhes...És uma adorável e gentil pessoa,isto é certo!!!!
    Abraços, Fique com Deus, Dolly

    ResponderExcluir
  11. muy bonito y tus anteriores trabajos fantasticos,unos cuellos preciosos pra taparnos con estos frios,felicidades guapa,buen dia

    ResponderExcluir
  12. Oi Dollystar,

    Muito bom te ver lá no blog. Volte sempre!

    Saudações fashionistas, Bell!
    [http://fashionistabaiana.blogspot.com/]

    ResponderExcluir
  13. Adorei esta´giríssimol, lindo um primor... continue beijinhos e vou passar por aqui pra ver os sue bordados.
    Lucia Zani

    ResponderExcluir
  14. Dolly, menina que conversa gostosa essa,ficaria aqui ouvindo mais, entao voce gosta de bordar, eu também e sabe que comecei quando estudava interna, tinhamos aulas de bordado e depois todas as noites no horario de assistir TV a gente bordava toalhinhas americana para o refeitorio do colegio, durante muito tempo bordei também panos de pratos e foram tantos que atè me rederam uma tendinite, sabe que lendo seu post me deu uma saudadezinha de voltar.., acho que vou te seguir..
    Amiga, aqui ta um frio mas muito frio.
    bjks

    ResponderExcluir
  15. Oi querida
    És muito criativa, admiro muito tua fibra, teu trabalho.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  16. Susi cara, pois é, meu passado sempre está me rodeando, principalmente as imagens que estão desbloqueadas na minha memória, de tempos que ja estão muito longe mas que foram muito marcantes..Falamos a mesma lingua, vc no colégio interno, eu semi interna, com milhares de atividades que nos preparavam para a vida futura. Acho que fomos muito felizes porque aprendemos de tudo um pouco enquantno a juventude de hoje quase nem assimila as matérias curriculares.
    Volte a bordar sim, nem que seja a noite vendo TV..vocês aí tem uma variedade incrivel de materiais, linhas, botões, as revistas que amo de paixão. Acho que mesmo que não precises de terapia ocupacional como eu, é maravilhoso poder ver o resultado final de um trabalho concluido e poder regalar pequenas lembranças às pessoas que nos são caras!
    Queridoca, tua encomenda já partiu daqui no dia 27/01..quando ela entrar na Italia te passo o número para você acompanhar por onde ela anda.
    Ando meio desligadam um pouco, pois essa onda de calor nos rouba la voglia di vivere em contraste ao teu frio congelante. Seria tão maravilhoso se a natureza reencontrasse o equilibrio e com isso, menos tragédias com enchentes, avalanches etc.
    Fica com Deus, beijocas saudosas

    ResponderExcluir
  17. Wuauuuu!! Dolly que laboriosos y bellos trabajos!! Esos bordados con cintas me parecen tan complicados que me maravillan.
    Yo no me veo capaz de realizar una labor así.

    Bella amiga , mil gracias por tus bonitas palabras, siempre tan alentadoras y motivadoras. Son una verdadera motivación para mi!

    ERES UNA GRAN MUJER!!
    Me gustaría que sintieses todo el cariño que te tengo!
    Te quiere tu amiga M.del Carmen

    ResponderExcluir
  18. Dolly, Dolly, Dolly... Amém para as suas lindas palavras escritas em meu blog... Marido e eu lemos no horário do almoço e rimos muito. Vc tem um senso de humor refinado;suas palavras revelam uma mulher observadora e perspicaz.
    Adoraria te conhecer e penso tb que será muito divertido. Venha que eu lhe faço o salmão.
    Agora, quanto ao post de hoje, vou dizer como a moçada:"Me amarrota que eu tô passada"!!! Quanta criatividade com o que já se tem em casa! Os seus trabalhos são de uma delicadeza!
    A toalha bordada na adolescência! Que mimo!
    Coisas de quem tem talento; que não é só arteira como eu, mas artista.
    Beijos,querida. Que Deus lhe dê uma maravilhosa noite de descanso!

    ResponderExcluir
  19. oi dolly! adorei tua históia da manta que virou carinho prá tua mãe- que filha maravilhosa!
    eu pensei que tu soubesse já comentei aqui - está no meu perfil - ninguem le o meu perfil no blog - é totalmente a minha cara! eu morei no bairro santana - zona norte - conhece? trabalhava por muitos anos perto da estação anhangabau perto do antigo mapin(lembra) adorava o mapin- as feirinhas, a gente curtiu muito sampa- tinha um espaço de cultura que descobri que a gente sempre ia assisir shows gratuittos, as pizzarias, as padarias, tudo aberto até tarde , a 25 de março(perdição), aquele bairro só de roupas-.... meu filho Michel nasceu aí - é paulistano !morei 11 anos e voltei prá terrinha - canoas-RS mas fiquei só 5 anos - não aguentamos as cobranças , familia se metendo, sogra então..(nem vou falar que dá novela) imagina criamos um filho sozinhos -ele tinha 6 anos quando fomos pra lá- e de repente todo mundo se metendo - a gente não podia sair sozinhos, uma ciumeira das familias, e a gente se sentia deslocado - 11 anos longe ´euma vida - e de repente tu não faz mais parte de tudo aquilo - quando eramos visitas era uma coisa -mas quando fomos morar lá ficou tudo diferente - porque quando casamos - marido é gaúcho mas quando virou militar foi transferido prá sampa e eu fui - virei paulistana tb
    é isto - só um pouquinho da minha história tem mais....
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Minha querida Dolly , estou em falat contigo, já vim auqi varias vezes e não cosnegui te escrever , smepr etem algo pra fazer a me interromper. Olha minhas habilidades nunca foram nem para o croché e nem para o bordado, e ah como eu queria saber fazer isso. Mas não deu !!! E agora , já óstei uma porção de fotos dos passseios e compras e tu nem viu nadinha ???? Hummmm vou ficar triste !!! hehhehehe
    bjs linda e boa noute !!

    ResponderExcluir
  21. Dolly você está arrassando!!! Você tem que abrir uma loja mulher! Entra no blog maçã riscada, ele é da santa terrinha (Portugal), a loja dela tem sua cara. E com relação a renda, ficou bem estilosa, e além de tudo, você está no lugar, onde existem as rendas mas famosas. Não vai ser por falta de matéria prima, que você vai deixar de fazer essas maravilhas. Mil beijos, Virginia.







    falar, e já vi rendas lindíssimas

    ResponderExcluir
  22. Jeh, obrigada pela visita..Passei em teu blog para conhecer mas não consegui postar nenhum comentário, reveja tuas configurações, ok?
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  23. Dolly, dei um pequeno pulo ao passado, delicioso passado, enquanto lia seu post. Linha varicor!!!!!!!!! Jura que não existe mais? Que pena, o bordado ficava lindo com ela. Não tenho bordado com a frequência que gostaria e fico pasma diante do que as japonesas e chinesas fazem com as linhas. Também ando dando uma olhada por aí e elas me encantam, entre outras. E valorizam muito o trabalho manual.
    Agradeço a visita e voltarei sempre aqui também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...