segunda-feira, 13 de julho de 2009

RECICLANDO


As vezes me pergunto o que seria do ser humano sem o aprendizado que tiramos nas trocas de informações e no convívio com boas amizades.

Duas semanas atrás recebi um telefonema de uma pessoa que ficou sabendo das minhas bolsas de papel. A princípio fiquei meio desconfiada mas passados alguns minutos, após ela discorrer sobre seu trabalho na Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, relaxei.

Assim, 5a. feira passada finalmente ela veio aqui em casa para conhecer a famosa técnica de reciclar papel de revista. Por sorte tinha duas bolsas prontas e uma semi-pronta para que ela entendesse o passo-a-passo.

Ela ficou encantada com o efeito final da bolsa mas, mais maravilhada com as diversas peças em biscuit que estavam em minha cristaleira e que pacientemente fui mostrando uma a uma!

Bem daí já surgiram idéias de parceria, de possíveis oficinas já que ela trabalha com as Comunidades solidárias daqui do Estado, capacitando, obtendo materiais diversos para serem reciclados e ai, a maior supresa foi para mim.

Lucia seu nome, pediu ao motorista que trouxesse " as coisas" da caminhonete...nossa, vibrei! imaginem né, a caipira desatualizada vendo um mundo colorido de peças maravilhosas, hiper criativas, em material reciclado..a cabeça ia a mil e assim foi..

Uma das que mais me encantaram foi a idéia criada para juntar os reciclados.
Após ajustarmos alguns pontos e futuros encontros, ela me presenteou com 5 sacos de farinha e uma sacola em algodão cru, da secretaria do meio ambiente. Podem imaginar que maravilha, agora tenho que venha buscar em casa tudo o que vou armazenando sem contar que só em garrafas de água são galões e galões mensalmente.

Esse saco de farinha em ráfia e descartado pelas padarias foi tranformado em uma linda sacola onde serão juntados todos materiais a serem reciclados; sacolas plásticas, embalagens de leite, garrafas pets, embalagens de ovos etc..Os bons exemplos devem ser seguidos, COPIADOS e aprimorados. Esse fiz correndo no sabado e seguindo os passos da mestre Lucia...





Essa menor a seguir, fiz a partir do corte do saco plastico em dois e me servirá para armazenar panos de limpeza em uma e em outra, barbantes, fitilhos, fios etc





Óbvio que as ideias surgem em cascata e essas sacolas poderão ser feitas com sacos de ráfia comprados em lojas de material para construção, em cores e sem publicidade.

Interessante que semana passada já havia pensado em pedir ao santo Sr. Océlio para fazer um banco tipo baú para armazenar os brinquedos das crianças mas, estava meio em dúvida pois por morar no meio do mato é inevitável que vez ou outra passe uma aranha, uma barata..Assim decidi que vou fazer uma sacolona como essas, bem decoradinha com motivos infantis que ficará pendurada em um dos armadores para redes no quarto onde estão as coisinhas deles..legal não???

E então? qual é a sua idéia para juntar tanto material para reciclagem?


Photobucket

12 comentários:

  1. Achei lindas Dolly com rótulos e tudo, não podemos esquecer que no momento o assunto é exterminar as sacolinhas descartaveis dos super mercados. (essas mesmo que tanto usamos para por lixo e que esta acabando com o nosso planeta)!

    ResponderExcluir
  2. Edna querida bom dia, boa semana
    Estou melhor sim, obrigada...suspendi o remédio e voltei a ser eu mesma!
    Bem a idéia dessas sacolas é exatamente evitar que as sacolas voltem para uso e para a natureza...juntando e doando a essas comunidades, elas serão recicladas e a partir dos objetos vendidos, o lucro para as cooperativas dos recicladores.
    Sei da importância de evitarmos seu uso mas isso será gradativo, e ao final, o uso das sacolas de papel, saquinhos para pão, voltarão em cena
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. oi Dolly

    Essas sacolas com os rótulos estão super charmosas...Amei!!!Acho que os rótulos deram mais cara de reciclegem...
    Aqui em casa eu tenho uma sacolinha de supermercado atrás da porata da area de serviço pra ir juntando os sacos de embalgens limpas como pão e outras embalagens de produtos industrializados que no sabado coloco para o caminhaõ da reciclagem coletiva pegar.
    As embagens de refri e cerveja eu vou separando em um cantinho atrás de um vaso e coloco em horários diferentes da coleta pra que os catadores (que passam aos montes)carregarem. Coloco na grade de casa e daqui a pouco levam embora.
    Outros plasticos e vidros, sempre que possivel separo para coleta seletiva também..
    Comprei outro dia uma socola linda num supermercado estampada e parece ser desse material das tuas sacolas para uasar como eco bag, mas para falar a verdade nunca usei, porque quando vou ao supermercado semore trago muita coisa...ainda preciso levá-la para a feirinha. Vou te mandar uma foto, ela parece ser bem resistente e lavável como essas que fizestes.

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  4. olÁ! que alegria hein! isto que é secretaria, te dar valor , gente isto é o máximo!
    aqui nesta cidade... ninguém dá valor para isto - muito menos chegar em sua casa e te presentear assim!isto é gratificante demais!
    adorei estas bolsa, já vi de vários tipos - e está legal demais! quem fez elas, uma associação daí?
    eu tento incorporar isto aqui na associação mas não tenho resultados!

    eu faço sabe com que - foi uma história que me aconteceu...longa e triste mas teve um final feliz... eu faço com banner que acho, ganhei vários de uma amigo que participou da campanha eleitoral - tem que ver as bolsas que já fiz, mas além de ter fotogrado só uma, a minha máquina de costura estragou porque este material é muito duro!
    meus parabéns por ter sido reconhecida!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Bicha vó
    Acho que o meu jeito de juntar os reciclados é da forma mais óbvia mesmo. E sem glamour... eheheh...
    Aqui no condomínio tem coleta seletiva, então na minha lavanderia eu tenho cestos de plástico onde separa papel, plásticos (lavados, porque não mando nada sujo), metal e vidro. Aí já levo tudo separado para o local onde se recolhem esses materiais aqui no condomínio e onde o pessoal que trabalha com reciclagem passam para pegar.

    E que máximo o povo entrar em contato contigo! A gente "fala" e nem imagina, na grande maioria das vezes, quem pode estar nos escutando, né? Pôxa! Meus parabéns!

    Ah!Combinadíssimo! Vai ser ótimo poder encontrar você. Tomara que dê tudo certo e a gente consiga se encontrar. Já vou aguardar ansiosa. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pois é Ana, cada local tem uma realidade diferente; aqui eu colocava ao lado do lixo as caixas de papelão e as garrafas...e só elas são elvadas porque o pessoal que tem vaquinhas em casa, as usa para engarrafar o leite e vender..mas os papelões ficavam rolando pela avenida..Infelizmente é uma questão socio-cultural e fiquei muituo feliz em saber que pelo menos o governo do estado já promove a qualificação dessas comunidades que trabalham com reciclados..mas é tutto a passos de tartaruga.
    tua sacola é maravilhosa e já copiei o modelito..vou trazer alguns aviamentos de são paulo para poder ter elementos para criação.
    Beijocas e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Dolly, desculpa não ter respondido até agora para vc., mas vim aqui já duas vezes e qdo. vou postar o comentário não envia.
    Não são decalques e sim stencil feitos direto na parede com tinta. Usei voal pois foi a cor que buscava. o voal também é mais em conta que o crepe indiano.ok, bjss.

    ResponderExcluir
  8. Lú, viu que maravilha? Mas sabe o que acho? são as pessoas que formam as secretarias, os cargos públicos e mesmo nas empresas privadas.Tudo vai da educação, gentileza de cada um. Particularmente fui abençoada e talvez seja a recompensa por meus quase 30 anos de dedicação, empenho e doação em todos os postos que ocupei. Essa pessoa, maravilhosa, na verdade veio até mim para aprender sem saber que mais foi o que ela me ofereceu do que o que levou de aprendizado. Esse é o segredo das coisas simples, o dar sem esperar recompensas..essa nobreza de sentimento foi meu norte durante meus 64 anos e não me arrependo!
    Pois bem, essas sacolas foram feitas por mim, com os sacos que ela deixou aqui em casa...Na hora,a ânsia era tanto aliada a dificuldades operacionais como montar e desmontar máquina de costura, procurar tecido pois com a reforma da casa acabei perdendo meu espaço de trabalho. Mas deu certo inicialmente; agora já estou tentando melhorar o princípio, aperfeiçoar com decoupage e talvez me dedicar mesmo a sacos para brinquedos.
    O importante para mim foi conhecer essa alma maravilhosa que se prontificou na hora, em levar meus 10 lts de óleo usado para a comunidade que faz sabão e a partir de agora, recolher tudo o que eu juntar. Estou ansiosa em conhecer as comunidades com ela pois tenho a certeza aprenderei muito mais e a vida é isso, aprender, dividir e multiplicar conhecimentos!
    Fica com Deus, super beijos

    ResponderExcluir
  9. Bicha Fêmea amada, que beleza de iniciativa em seu condominio! mas nada de glamour com esses sacos, na verdade foi feita uma maquiagem para receber a riqueza de conteúdo que tras sustento a centenas de familias nesse Ceará.Eu particularmente me apaixonei primeiramente porque estou fora da realidade, outra porque juntava os saquinhos dentro de outros sacos maiores e como as distancias aqui são enormes ficava tudo mesmo nos limites de minha cozinha e respectiva varanda..Pelo menos agora ficarão em uma sacola mais charmosinha ahahaha
    quando me mudei para cá fui procurar o prefeito que tinha acabado de assumir e apresentei uma proposta de educação ambiental que contemplava inclusive trabalhos de reciclagem, já que as ruas são imundas com restos de lixo, garrafas, copinhos etc..sabe qual a resposta que recebi? só temos interesse em preservar os mananciais..ridículo! pior que nem os mananciais estão preservados e assim, êle perdeu a grande chance de pelo menos permitir que eu criasse multiplicadores para incentivar a reciclagem de tudo..mas é assim mesmo, minha praia não era em Eusebio e quem sabe será com o governo do Estado já que aceitei o convite dessa gentil senhora em dar aulas para algumas comunidades que lidam com papel e biscuit...não é nada mas para quem ama ser participativa é tudo..
    Beijocas, fica com Deus

    ResponderExcluir
  10. Oi Eliana, obrigada por responder..sou péssima con stencil; as poucas vezes que tentei vazou tinta por baixo...gostei tanto daqueles seus detalhes! quanto às cortinas maravilhosas vou ver o que encontro nessa minha ida a São Paulo daqui a alguns dias...quero algo mais despojado, mais colorido já que decidi eliminar o classico e ficar com o rustico chic; pelo menos combinará mais com uma casa de campo.
    parabéns pela artista maravilhosa que é...sou tua fã!
    beijocas

    ResponderExcluir
  11. Bicha vó

    Eu acho que as aulas que você vai dar são tudo, sim. É uma sementinha que se planta. Pode ser que todas as pessoas que passarem por essa aula não levem adiante a postura e iniciativa, mas com certeza outros o farão. A longo prazo isso rende bons resultados, e sua plantinha de postura correta de cidadã estará plantada!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. OI, Dolly Cheguei aqui através do "Bicha Fêmea" e adorei seu cantinho.
    Gosto muito de trabalhos manuais, e quando aliados à reciclagem, melhor ainda, né? Ulizei latinhas de leite ninho nos enfeites de mesa que produzi para a festa de minha filha e adorei a experiência. Depois vou postar outras idéias tive c/ as latinhas lá no blog. Qd quiser passa por lá, vou adorar receber sua visita! :) Bjs, Fabi.

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...