sexta-feira, 3 de julho de 2009

CASA DE ABELHA EM PAPEL DE SEDA





De volta ao passado!
Digo frequentemente que em artesanato tudo se recria e quem diria, essa semana nossa querida Bruxinha fez uma postagem, que me remeteu ao passado mais precisamente há 35 anos atrás...detalhes? aqui

Essa técnica aprendi ainda muito jovem e usavamos naqueles tempos para finalizar caixas de presentes. pensem, já nos preocupávamos em revestir caixas de camisas, sapatos e era uma verdadeira competição de criatividade entre as amigas. lembro de haver ganho uma caixa que tinha na tampa uma enorme pera feita com essa técnica e a partir daí imaginem se não fui inventando artes..eram bolas para enfeitar a árvore de natal, saquinhos de presentes, enfim uma recreação divertida com final exuberante exatamente porque quando soltamos a imaginação surge de tudo.

Daí, dona Leiloca aparece com as fotos dos trabalhos feitos por sua avó Luiza e obviamente, fui atrás de resgatar referidos trabalhos; encontrei pouquissimo material mas o suficiente para aprenderem a técnica..vamos lá????

Artista: ROBERTA

18.7.06

Favo de Papel!!!


Oi gente como passaram de fim de semana ... Espero que bem!!!
Infelizmente não pude pegar nas agulhas ... nem o calor deixou!!! Mas fiz essas linda bolas de papel ... é uma técnica bem antiga e pode ser usada para fazer outras formas e utilizada em diferentes enfeites. Também é legal deixar as crianças construirem seu próprio trabalho.
Você deve cortar vários quadrados de papel de seda das cores que quiser, do tamanho que queira a sua bola(por exemplo) e cortar um círculo de papelão partindo-o ao meio, num dos semi-círculo fazer linhas com uma distácia de 0,5cm cada.
Aí é passar um pouquinho de cola na primeira linha, pular a segunda, passar cola na terceira, pular a quarta, e assim até o fim das linhas. Colar sobre o papelão a primeira camada de papel.
No papel passar cola na segunda linha, na quarta, etc... e colar o segundo quadrado de papel.
Segue altenando as linhas de cola e colando as folhas de papel, sempre abrindo os favos com muito cuidado para não rasgar, pois o papel de seda é bastante delicado por isso precisa ser passado pouca cola nas linhas.
Quando estiver aproximadamente umas 50 camadas de papel (ou do tamanho que dê para fechar a bola) colar o outro semi-círculo de papelão. Fechar a bola prendendo os dois semi-círculos com clips.
Depois é só enfeitar o que quiser, pode ser árvores, festas, cartões, etc
Espero que tenham gostado ...


Photobucket

17 comentários:

MARIA DEL CARMEN disse...

Estoy muy contenta de ver que estás mejor y más animada , querida amiga!!!
Cuidate mucho !!!
Para mi , eres mi diseñadora especial!!
Muchos y grandes besos!!

Lidiane Vasconcelos disse...

Dolly

Fui longe no passado! Lembro que sinos feitos com essa técnica faziam parte da decoração de natal na casa da minha vó. ;)

Esqueci de te falar, mas dia desses falei de você para minha sogra. Ela estudou em colégio interno, e estava me relatando a saga que era antigamente para tirar boas notas, porque incluia os trabalhos manuais e ela não era muito talentosa com isso, sabe? Foi quando lembrei que você já havia dito que o que vê hoje no artesanato não é novidade alguma para você, porque já havia nos tempos de escola. :D

Ei! A sugestão de colocar frutinhas naqueles pratinhos para atrair os pássaros está anotada. ;)
Beijos e obrigada. :D

LITA disse...

Oi amiga, passei para dar um alô. Estive um pouco afastada, mas estou em férias e vou colocar minhas visitas em ordem.
Bjs
Celita

BRUXINHA disse...

Ah querida Dolly , agora vc me deixou tão feliz, nossa nunca imaginei que ias resgatar essa tecnica do favo de papel aqui no seu blog e ainda falando em mim e na minha querida avó . Hoje foi um dia um tanto corrido pra mim no trabalho, recebemos muitas mercadorias e não parei um minuto, até lembrei de vcs amigas que reciclam pq tinha uma caixinha tão legal nas mercadorias que lembrei das suas bolsas.
Mas até tentei passar aqui e minha net estava ruim pra caramba ,não entrava nada. Ai desisti. Agora que estou aqui sentadinha ouvindo a novelinha e visitando algumas amigas , parei aqui é claro. E tenho essa surpresa linda . Muito obrigada amiga, adorei.Ah, as casinhas de abelha ficam guardadas em caixinhas coma s lembranças mais queridas , eu guardo a minha e a mãe guarda a do meu irmão. Sobre os vasos, menina, eu nunca contei não, quem sabe domingo eu conto, hehehheheh. Um lindo fim de semana pra vc e sua familia, com muito sol e luz . Beijos

dollystar disse...

Doce e gentil Maria del Carmen, apenas abro meu pc e encontro um elogio desses vindo de uma grande artista. Cara amiga, tenha a certeza que palavras estimuladoras como as tuas fazem com que eu me esforce cada dia mais em apresentar um blog merecedor de visitas tão importantes como as tuas.
Estou melhor graças a Deus e comprovo diariamente a importância em manter meu blog ativo e atualizado para poder receber amigas como você...
Um espetacular final de semana e obrigada por palavras tão acalentadoras
beijos

dollystar disse...

Nossa Lidiane, verdade que falou de mim para sua sogra??? que delicia menina. Sabe? por tantas vezes pensei que somente eu transformasse esse espaço em extensão de minha vida diaria, dada a solidão. Agora, saber que vcs seres humanos normais e partícipes da vida que rola além da telinha também vivem essa realidade, é motivo de uma alegria imensa demais.
Viu só? tua sogrinha é testemunha de tudo o que conto de uma história que ficou no século passado ahahahah veja que a colocação da palavra " século" foi proposital não para chocar mas para demonstrar que o ontem muito lá atrás está presente e atuante nos dias de hoje!
Quando falar com tua sogra, mande um beijo especial por favor!quando tiver um tempinho, passe nesse endereço, vai amar!
http://vovoneuza.blogspot.com/
beijos e um final de semana de paz e amor não esqueça por favor de alimentar a passarada
bicha Vó

dollystar disse...

Oi Lita, que bom que aparecestes..volte sempre tua presença é muito importante aqui no meu cantinho
Bom final de semana
beijocas

dollystar disse...

Leiloca, e como esquecer você??? menina, levo minhas amizades virtuais muito a sério e são virtuais somente porque estamos distantes mas na verdade sinto-as todas como integrantes de meu quotidiano.
Se você soubesse quanto me fez bem resgatar mais um pedacinho de minhas memórias...Muitas coisas com o tempo vão ficando armazenadas e quando de repente abre-se uma janela como a que você abriu que levou-me a um tempo de uma vida despreocupada, cheia de romantismo e fantasia é bom demais...em nenhum momento isso representa sinais de antiguidade ou velhice mas de uma vida rica em vivência..mostra o quanto de conteúdo vamos juntando em nossa memória e quanto são saudáveis essas lembranças!
Fica com Deus minha Leiloca amada..Beijos a tds e um rico final de semana..
(pena que estamos distantes caso contrário pegaria todas essas caixinhas)

BRUXINHA disse...

Dollyzinha, ai eu estava com vontade de te chamar assim faz tempo, hehehhehe. Sabes que vc é uma das grandes amigas que fiz aqui e que como vc disse são virtuais só pq moramos longe, as vezes sinto uma vontade imensa de conversar mais e mais com algumas de vcs .
E tb falo muito em vcs, com minhas filhas , com meu marido, e tb com minha mãe as vezes.Lá em casa eles sabem que vcs são minhas amigas , e já as conhecem, pq sempre perguntam de onde são etc..
Então minha querida Dolly , me sinto sua verdadeira amiga, e muito feliz de saber que vc tb assim me considera . As lembranças sempre nos fazem se certa forma além de recordar , refletir , analisar, sentir saudades e lamentar pelo que não fizemos a mais. Mas são sempre muito boas. A minha mãe conta que a vó fazia muito esse brinquedo, na época ainda com cola caseira , acho que por necessidade talvez , pois eram muito pobres, mas ela era uma artista, aodrava inventar coisinhas pra divertir os netos e eu lamento não ter convivido mais com ela. Ah ela tinha nos fundos da casa o paiol, hehehhe e lá guardava de tudo vidrinhos, caixinhas, já era uma ecologista heheh, pq nada tinha coragem de colocar fora. Quando chegavamos lá ela sempre tinha uma alternativa de como fazer panelinhas pra brincarmos de casinha. Que saudades boas .
As caixinhas da minha loja , nossa eu daria todas pra vcs com muito prazer hehehhe, estou aqui de olho nelas já pensando no que fazer a medida que forem ficando por ai, já que nem todos clientes querem leva-la .
Bom amiga , vou parar por auqi, esse comentário está sendo escrito pelo menos a meia hora , hehehhe, estou toda hora parando pra atender a clientes , um beijo grande

dollystar disse...

Leiloca, acredita em LAÇOS ETERNOS? só consigo definir certas afinidades com Elos do passado!
Certas pessoas causam-nos alegria, sensações de paz, de otimismo e outras, passam simplesmente pelas nossas vidas não nos deixando nada...Sempre te admirei, acho-te incrível,batalhadora, guerreira e VER-DA-DEI-RA!
Leila, tente entrar em contato com o SEBRAE dai e descubra comunidades solidárias que utilezm essas caixinhas para trabalhos artesanais. Essas cooperativas enfrentam tantas dificuldades que qualquer material oferecido em doação significa mais um dinheiro a ser dividido entre êles. Pensa o quanto seria gratificante a teu coração generoso, participar indiretamente dessa rede de solidariedade! é minha sugestão!Fica com Deus e um bom domingo a vcs todos
Beijocas saudosas

Lidiane Vasconcelos disse...

Eu anotei sua indicação de blog, bicha vó. Vou lá com calma depois, pode deixar. ;)

Beijos

josi stanger disse...

Oi, estou precisando de uma informação... não tenho papel de seda aqui e tenho que fazer um coração para um cartaz.... pensei em fazer de favo de abelha, mas será que posso usar paral crepom???

dollystar disse...

Olá Josi, acho que vc deve tentar o papel crepom mas o feito final não será tão delicado como com o papel de seda. Se não for muito grande o coração, sugiro que vc faça em tecido..onde vc daria a cola, terá que costurar a mão...mas tente o crepom e veja o que acontece!
Conte depois o resultado final, de repente vc descobriu uma técnica nova.

castelinho decorações de festas disse...

Oi adorei a dica de favo mas tenho uma duvida para fazer um ovo de pascoa como na foto recorto o papel quadrado tbm e o papelão no formato de ovo?

castelinho decorações de festas disse...

oi godtaria de passo a passo como fazer o ovo de pascoa.casa de abelha........ grata

castelinho decorações de festas disse...

oi godtaria de passo a passo como fazer o ovo de pascoa.casa de abelha........ grata

castelinho decorações de festas disse...

oi godtaria de passo a passo como fazer o ovo de pascoa.casa de abelha........ grata