segunda-feira, 4 de maio de 2009

CABIDEIROS












O uso dos cabideiros remonta os meados do século XX quando ainda se usavam os chapéus. Em quase todas as casas ficavam na entrada para que fosse alí depositados, chapéus, guarda-chuva e sobretudos, manteaux etc. Nos países onde o inverno é rigoroso, seu uso ainda é comum estendido também a estabelecimentos comerciais, até os dia de hoje.
Interessante como a história vai mudando através dos tempos onde usos e costumes vão se adequando à atualidade fazendo com que muitos mobiliários aos poucos, sejam substituidos por elementos mais versáteis, como por exemplo os " camiseiros" também chamados " camiseiras" ou "cômodas".
Os armários embutidos vieram para acabar com a parafernália de malas e caixas que antigamente eram depositadas sobre os guarda-roupas, assim como o fim dos camiseiros pois através de suas multiplas funcionalidades agrega organização e otimização de espaços.
Muito frequente o uso de cabideiros atrás das portas dos banheiros e quartos para alí serem penduradas as roupões, pijamas etc. Os mancebos de madeira, mais compactos, mereceram mesmo o nome de porta-trecos porque alí são armazenadas além das roupas, cintos, bolsas, cachecóis e outros...
Com o advento da modernidade o uso de cabideiros se diversificou e hoje os encontramos em qualquer ambiente, integrando a decoração da casa, seja na cozinha, área de serviço, banheiro, sala, dormitórios, halls etc
Fato é que seu uso é imprescindível e rara a casa que não os tenha pelo menos em um ambiente.
De madeira ou ferro, artesanal ou industrializado compõem a decoração de um ambiente aliando praticidade e beleza!
Photobucket

12 comentários:

  1. Tenho um no meu quarto, lembra o primeiro do post. Não fico sem ele, me acompanha a anos.
    bjo EDNA

    ResponderExcluir
  2. Oi Edna, descansou bastante? eu já tive um daqueles agora o meu é horizontal; são muito úteis mesmo!
    bjs e boa semana
    Dolly

    ResponderExcluir
  3. Aquele feito com o encosto da cadeira é genial, né? Já tinha visto e me apaixonei. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga....
    É dificil não termos mesmo ao menos um em casa, né! Uma pena que é cada vez mais difícil encontrar modelos tão lindos como os antigos. Agora são cada vez mais simples, mais práticos e c mais metal. São úteis,mas sem charme nenhum...
    Bjos querida...

    ResponderExcluir
  5. tudo de bom estes cabideiros né
    bjs boa semana

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dos cabideiros (acho q a explicação é o fato de terem história, como vc bem colocou!). Recordo-me do meu avô, que usava chapéu, e penso na sua chegada em minha casa, pendurando-o nesses cabideiros tão lindos...
    Bjokas
    Lets

    ResponderExcluir
  7. Oi Dolly

    Adorei os cabideiros, tem pra todos os gostos e estilos...agora destes uma aula sobre o tema! eita mulher inspirada! adorei!!!

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  8. Dolly querida , p´riemiro quero te agradecer a todas as viitas que fizeste em meu blog , deixando nas suas palavras um carinho especial , a minha mãe , filhas . Essa época lá em casa sempre é de muitas festas afinal são tres niver em uma semana, das netas e da avó.
    Meu carinho a vc que como amiga tem sido muito epsecial tb.
    Agora quanto aos cabideiros, menina, lá em casa temos um em cada banheiro, nos quartos , e no escritorio tb, e não chega hehhehe. São ótimos mesmo.
    Um grande beijo pra vc e obrigada mais uma vez .

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho aquele primeiro em branco e outros 2 que você postou, e quanto mais eu tenho, sempre tem algo para pendurar.

    ResponderExcluir
  10. É mesmo Anna, eu também não dispenso esses cabideiros e acho mesmo que ninguém os dispensa, são extremamentes úteis em uma casa!
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  11. Por favor, gostaria de receber dicas de lojas para comprar cabideiros de parede, no estilo mais antigo

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, infelizmente não tenho como fornecer-te essas dicas. Sugirio que use o Google e faça pesquisas em cabideiros, mancebos...certamente encontrarás diversos endereços.
    Abraços e obrigada pela visita, Dolly

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...