terça-feira, 30 de junho de 2009

SEM CHEIRO DE NAFTALINAS


Após um recesso forçado, quero primeiramente agradecer as queridas amigas por tantas manifestações de apoio e solidariedade; tenham certeza que foi o mais doce acalanto que recebi nesses ultimos tempos e sem dúvida, me fizeram repensar e esforçar-me para tentar, pouco a pouco retormar meus blogs.

Ressalto ainda que, não estou com doença grave ou infecciosa mas um tratamento para depressão, conjugado com outro para uma micose, me levaram a esse colapso. Anos atrás tive duas hepatites, sendo a mais grave tóxica por usar cola de sapateiro em meus artesanatos, quando nem existia a tal de rótulo azul. Assim, um figado lesado por hepatite é sabido, lesado para sempre mas, apesar de todos efeitos colaterais, preciso seguir avante no tratamento.

Sempre fui contra a anti depressivos por achar que nos tiram da realidade e consegui comprovar que não me enganava..Apaguei por completo, virei uma idiota que dormia 20 horas por dia até que meu organismo conseguiu aceitar a maldita paroxetina. Vou continuar, insistindo, porque mister se faz que eu saia desse casulo, que eu encontre forças para retomar a vida social abandonada não só pela depressão mas por circunstâncias outras (comodismo).

Bem, hoje, após a saída dos babies pude sentar-me diante do pc para tentar ver o que rolou nesse período na blogosfera e encontrei,no AINDAMININAMÁ, uma postagem sobre '' ROUPAS QUE CONTAM HISTÓRIAS""... Aqui vai a dica para quem não conhece a Patrícia, autora do espaço, para que passem por lá. Daí, como recentemente já havia feito um comentário no blog de outra amiga a Lidiane sobre objetos, móveis e roupas recebidas de herança e meu gosto por brechós e objetos que contem histórias, decidi mostrar algumas relíquias de familia.

Esse abajur abaixo, foi presente de meu avós paternos por ocasião de meu nascimento e lá se vão quase 64 anos; amo-o de paixão e sempre esteve em minha cabeceira;


Esse estupendo jogo de refresco, minha mãe ganhou de presente de casamento há69 anos e graças a Deus já está em minhas mãos. É encantador e fico me perguntando qual seria a técnica para jatear usada á época. Retrata um oasis em meio a pirâmides;
Essas relíquias azuis, são portuguesas e herdei de minha tia, falecida há dois anos, a filósofa de nossa família. Ela sempre me teve como a filha que nunca teve e guardo ainda outras relíquias a mim presenteadas ainda em vida, mas estão todas encaixotadas...


Ah! meu chinesão...Esse tem pouca história, ganhei há quase 20 anos mas já tenho uma extensa lista de pretensos herdeiros. Marcelo o fotografou quando eu limpava minha sala mas não se assustem, o lugar dele não é na varanda!!!!
Essas duas peças a seguir não são minhas mas de minha prima que herdou de sua mãe, minha tia, também morta há 2 anos. Ambas pertenciam a nossos avós paternos e ficavam respectivamente na copa e sala de almoço. São todos dois pintados à mão, vieram da Holanda e pode-se ver a delicadeza das pinturas!

E então???? vocês amam herdar peças de família ou engrossam a turma que acha que passado é só para bibliotecas?






23 comentários:

  1. Que peças maravilhosas!!!Que bom que voltou...Os lustres são demais!!Eu adoro coisas antigas e de família, melhor ainda!!!Abraços
    Zu

    ResponderExcluir
  2. Oi Dolly

    Que maravilha....vc voltou...Eba!!!
    ontem passei o dia preocupada porque fiz o comentário pra te animar e ainda usei esssa palavra. Daí a Leila perguntou de vc e fui correndo responder por e-mail e troquei a palavra animada por outra mais discreta. A Lourdes também estava preocupada com teu sumiço e respondi que estavas tomando uns remédios e cuidando dos netos.
    Depois dessas perguntas fiquei pensando que poderias ter ficado chateada comigo por ter sido indiscreta.
    Bom agora tudo resolvido...ufa!!
    Vamos falar dos teus objetos de família...
    Saõ lindos e contam a história de uma vida.
    Imagino a felicidade de ter peças dos avós, do seu nascimento , do casamento dos teus pais, e as lembranças da tua querida tia!!!
    Teu vaso está um arraso de lindo!!!
    O amadurecimento faz com que apreciamos muito as coisas que trazem "marcas".
    Quando era novinha, gostava de tudo novinho, moderno e combinando...
    Ontem ganhei do meu pai uma máquina Vigorelli, daquelas pretinhas ( Ele tinha no seu depósito, de uma antioga inquilina que só deixou problemas ) ,mas já está enferrujando e faltando algumas peças...acho que será muito difícil ressuscitar a bichinha....Talvez só para decorar...
    Já fiquei sonhando em ter uma antiguidade dessas brilhando e funcionado...

    bjus amiga e muito bom dia!!!
    anma maria

    ResponderExcluir
  3. Querida Dolly,
    estava sentindo sua falta, que bom que você voltou. Linda as antiguidades...
    Bjos EDNA

    ResponderExcluir
  4. Zu querida, mãos de ouro, me emociona muito saber que sentiu minha falta; é gratificante demais possuir amizades tão enriquecedoras como a sua...
    Peças antigas retratam histórias, origens; são verdadeiros tesouros acumulados ao longo dos anos
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ana amigona querida,nem pense que possa ter me entristecido por comentar com a Leila e Lourdes sobre meu afastamento. Somos adultas, maduras e principalmente amigas preocupadas umas com as outras; essa é a essência da verdadeira amizade! Obrigada amada, você é muito rica e especial, tenha a certeza!
    Gostou das peças né? Tinha certeza; tenho muitas outras menores mas como comentei fui encaixotando tudo pois as crianças agora sobem até nos lustres ahahaha mas qualquer dia desses, abro as caixas e faço outra postagem sobre meus tesouros.
    Nossa fiquei feliz em saber que teu pai te presenteou com a Vigorelli..tenta mandar restaurar, os mecanicos especializados normalmente guardam peças de máquinas e quem sabe alguém consegue deixá-la tinindo; caso contrário, mesmo como peça decorativa é belissíma, lembro-me bem da época das Vigorellis!
    Beijocas e obrigada por tanta injeção de estímulo e apoio para que eu voltasse logo..

    ResponderExcluir
  6. Edna queridinha bom dia!!!! estou voltando aos poucos a essa ciranda de amizades tão enriquecedora.
    Tenha um feliz dia, beijocas

    ResponderExcluir
  7. Ah muito bom dia Dolly, até que enfim, hoje o dia vai ser mto bom e especial, bem diferente do de ontem que foi um pouco estressante, com a tua volta hoje já começou bem melhor.
    Senti muito sua falta e estava preocupada , essa coisa de antidepressivos é de derrubar mesmo, mas se é precios para que fiques bem, faça o tratamento direitinho. Mas não nos abandone, vc é especial.
    Agora quanto as tuas preciosidades , quanta coisa linda , eu nem sei dizer o que gostei mais ,mas acho que foi do vaso, hehehhehe. Não é pra menos que tenham tantos na fila pra herdá-lo.
    Eu não sou de uma familia que etnah coisas antigas assim , ou minhas avós eram pobres e não tinahm cristais, ou chegaram antes d emim, eu lembro que pedia muito a uma avó paterna sua maquina d ecostura que ela de vez em quando me emprestava e que eu fazia umas blusinhas kkkkkk, mas ela me respondia que a maquina já era de uma outra prima. Hoje nem sei se aoutra prima dá o valor que eu daria, mas sinto saudades , adoraria te-la comigo. Da outra avó não fiquei com nada , a não ser alguns trabalhos em papel de seda , pois acho que ela era a raiz artista da familia. Até me ocorreu agora fotografar esses trabalhos e mostrar aqui, vou pensar nisso, seria uma homenagem a minha avózinha querida.
    Bom amiga , espero que fique bem, uma linda semana pra vc , bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Dolly

    Amei os recadinho e comentários...

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  9. querida, que bom que vc esta em fase de melhoras, que seja assim mesmo, adorei o que vc mostrou, e tenho angariado no decorrer da vida algumas peças tambem, que gosto muito e me trazem lembranças. beijo enorme e fique bem!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dolly!
    cuide-se e conte com as amigas bloqueiras para te animar!
    Suas peças são lindas! eu também tenho algumas peças antigas lá em casa, e tenho o maior xodó com elas!
    bjk

    ResponderExcluir
  11. que coisas lindas! e que bom que você voltou pra gente!!

    eu não tenho nada herdado. acho que as (poucas) coisas que minha mão teve foram embora de uma ou outra maneira antes que eu tivesse idade e inteligência pra me interessar por elas :(

    bj

    ResponderExcluir
  12. Leila, Angela, Wlady e Fátima, meninas vcs são mesmo queridissimas e especiais e embora jamais tenha sido cercada de tantos mimos e aconchêgo, começo a me deleitar nesses paparicos todos rsrsrs
    Olha gente, as preciosidades mostradas vieram por parte de meu pai; a realidade de minha avó materna foi muito diferente, não que não fosse também apreciadora de artes e coisas belas mas não havia tempo para se dedicar à casa já que desde os 13 anos até seus 81 quando morreu, vivia sentada em sua máquina de costura para sustentar sozinha seus 9 filhos. Dela pouca coisa restou que não crochets, um par de óculos tesoura etc atinentes á uma boa costureira. O outro lado da familia, paterno, também com um início sacrificado como todos os imigrantes que chegavam ao Brasil fugindo da 1a. grande guerra, entretanto, meu avô paterno trouxe em seus gens a veia artística italiana e sem algum estudo fez uma maravilhosa e notável carreira no ramo da construção civil, conseguindo um grande feito em 1930, ganhar o 1° premio de arquitetura em Londres por sua casa construida no Ipiranga, um Castelinho em estilo gótico. Assim, por frequentar as altas rodas onde buscava seus clientes, acredito eu, tenha aprimorado seu gosto por peças artísticas.
    Em breve, farei uma postagem mais detalhada desse meu avô; porém depende de minha ida a São Paulo para poder saber mais detalhes com meu pai e tio até porque pretendo encaminhar tudo para a Italia para que em sua cidade de origem seja-lhe prestada uma homenagem.
    É isso mocinhas...amo todas vocês e espero que meu gás não perca a intensidade do dia de hj
    beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  13. Dolly, querida, que bom te ter de volta. Desejo de coração que vc se cure da depressão. Marido já teve e eu sei o qaaunto é sofrido. Desejo mesmo que vc saia desta e que possa viver sua vida com muita alegria e leveza.

    Aproveito pra dizer que adorei as peças que vc mostrou, mas de todas, a que eu mais gostei foi o abajur, simplesmente lindo!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Dolly querida, estava com saudades! que bom que voltou.
    Eu sou das que adoram peças cheias e história, as suas são lindas.
    Bjokas flor.

    ResponderExcluir
  15. Querida Dolly, viu so' como voce é amada?! Sei que ira' se recuperar o mais rapido que imaginas e sabes que estou ao teu lado sempre, nao é mesmo? Adorei os lindos objetos, também amo objetos e moveis que contam historias. Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  16. OI Dolly, adorei suas "heranças"; objetos lindos e com história, valorizo muito isto. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Dolly!
    É muito bom tê-la na blogsfera novamente!Saibas que nos faz muita falta!
    Espero que te recuperes logo!
    Amei as peças, em especial o vaso chinês!
    Bjus,

    ResponderExcluir
  18. Boa noite querida Dolly,
    Estou feliz com seu retorno!
    Depressão dói na alma, não é? mas já passou.

    Nem preciso dizer que suas peças são lindas e de grande estima, por isso estão com você.

    IH... menina, não tenho nada de objeto herdado,
    vou começar eu mesma a fazer história para os filhos e netos, deixarei minhas artes, eh eh eh...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. oi Amiga

    Adorei todos os recadinhos que recebestes...é muito bom ser tão querida!!!
    Acabei de postar as fotos da gamela...esse verde claro pva que usei da maraca daira, puxa para um tom azulado (essa cor que deveria ter pintado pna parede do gu).Tenho reparado que as tintas ficam de cores diferentes na madeira e alvenaria.
    A tinta latex na alvenaria fica mais escura que na madeira.
    Vou aguardar a história do teu avô...deve sr muito interessante.

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  20. Minhas doces e encantadoras amigas, acho que poderíamos propor uma postagem com preciosidades. a Leila hoje homenageou a avó, colocou retalhos de sua memória..a ana ontem ganahou uma antiga máquina de costura, vamos jogar com nossa memória??? Acho que tudo tem seu valor,um par de óculos, luvas, cachecol, móveis sei lá..vamos contar histórias, passagens de nossas vidas, vamos resgatar um tempo feliz e dividir com nossas amigas, o que acham???
    amo todas vocês e sou imensamente grata a Deus por ter me permitido um dia, criar um blog e dele nascer um jardim de belas e saudáveis amizades
    beijocas a todas

    ResponderExcluir
  21. Nossa!
    Estou passada de achar tudo chique e bonito! :o
    Caramba, bicha vó! Se eu já achava massa poder herdar peças que têm história, imagina agora? Mantenho mais do que nunca o desejo de cuidar bem das minhas coisas para que possam ser passadas adiante. Lógico, não são chieques assim, né? ...cof cof cof... mas só de contarem um pouco da época em que vivo, terão seu valor lááááá no futuro. Resta esperar que quem herdar pense assim também... ehehehehe...

    Ei! Abri meu sorriso de uma canto a outro de ler suas palavras e constatar que as coisas estão melhorando por aí. Isso é muito bom! Bom mesmo!!!!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  22. OI prima, senti muito sua falta por aqui na net!! e nem se fala em minha vida!!! A correria do cotidiano não nos deixa fazer o que mais gostamos que é o lazer. Estou tentando fazer uma linda caixinha de jóias com craquele e guardanapo de rosas, pois estas são lindas e me lembrei de seus lindos artesanatos. Que saudades !!!! mas assim que eu conseguir acabar clico uma fot e te envio. Prometo. Espero que vc esteja melhor de saúde. Beijos. fica com Deus

    ResponderExcluir
  23. Sei que não deve ser fácil essa fase mas força.Estamos te aguardando!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...