quarta-feira, 1 de abril de 2009

JANELAS E MAIS JANELAS









JANELAS E MAIS JANELAS

Sempre fui apaixonada por portas e janelas, não sei se por ter sido criada em meio a construtores e engenheiros ou se certos gostos já vem da alma!.

Para mim casa tem que ter belas janelas,que permitam a entrada de luz, sol e ar; porta maciça, enorme,  na entrada, com ferragens em bronze e  sonho com o dia de sentir-me proprietária de mim mesma, abolindo essas terríveis grades que a violência urbana nos impõe para delimitar espaços, é como dizer ao marginal: OLHA CARA, TEU LIMITE É ATÉ AQUI!!! que terror! sei que não viverei para ver a derrubada de muros, cercas elétricas, onde poderemos sair às ruas descontraídas sem nos preocuparmos se algum safado virá dar um encostão e surrupiar o que é nosso... 

Comento sempre que, embora tenha passado por diversas fases de crise, cada vez que me mudava ia para uma casa melhor e incrivelmente meus sonhos, pouco a pouco iam se concretizando. 

Cheguei até aqui e esta casa está quase toda dentro daquela planejada por toda uma vida! Já tenho a famosa porta-balcão...já tenho janelas enormes mas ainda está faltando alguma coisa...
Falta-me a LIBERDADE! Hilário?A liberdade de ser não é quantificada em metros quadrados!
Moro num espaço de 3.000m2 e ainda quero a liberdade?Pois é, quero dormir sem ter que me preocupar se irão escalar esses muros e sofrer mais alguma maldade...Quero poder dormir com todas as lampadas de fora apagadas; quero dormir com janelas abertas ...QUERO PODER DORMIR!!!!!

Às vezes me sinto ridícula conjeturando comigo mesma sobre esses sonhos enquanto tantos outros estão preocupados em instalar comportas para conterem as águas das enchentes; tantos outros mortais como eu, buscando uma casa arejada,mais saudável, finalizada, para regalar a seus filhos uma condição melhor de crescimento; outra centena de milhares que sonham descer os morros para fugir da guerra do tráfico e eu, sonhando com portas e janelas...mas somos eternos insatisfeitos, precisamos de tantos sonhos de consumo para nos realizarmos;:   é a disputa social a qualquer preço...ninguém quer ficar atrás de ninguém...Meu vizinho tem, também quero; se êle pode, também posso ter não importando se depois eu ficarei arrancando meus cabelos a noite toda para saber como pagar e assim, vamos apagando as " lamparinas de nossa mente"... dando lugar ao consumismo e perdendo espaço para nossa essência!



Photobucket

16 comentários:

  1. Oi DollY

    Que linda tua seleção de janelas.
    Sobre tua reflexão sobre teus sonhos eu entendo.As vezes penso será que sou fútil? tantos problemas com os outros e eu pensando sempre em gastar dinheiro com minha casa?
    Em 2007 descobri um tumor na tireóide e tive que retirá-la. Dizem que tumor de tireóide vem de culpas ou de engolir sapos... Agora começo a pensar que tenho direito de sonhar com que eu quiser... mas é difícil mudar nossa mentalidade...ser feliz sem culpa...

    bjus
    ana maria
    jeito de casa

    ResponderExcluir
  2. Ana querida, amei tua visita.
    Ninguém vive sem sonhos e fazer o sonho se tornar realidade então é muito gratificante mas você como eu, que já passamos por uma dura experiência acho que entendeu que não devemos abdicar de sonhar mas sonhar com sonhos possíveis e principalmente que a vida é demasiadamente curta, que a hora é agora, é o hoje...Soubesse quantos sonhos ainda tenho guardado; quantos tive nas mãos e fui orbigada após dura conquista a largar pelo caminho..acho mesmo que priorizar sonhos importantes, aqueles que nos realizarão como pessoa, esses sim são mais importantes.
    beijocas Dolly

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Tb sonho com essa tal liberdade, sem grades, sem trancas, sem alarmes, cercas elétricas... Mas esse tempo já passou, é ilusão acreditar que voltará...
    Acredito que não devemos nos culpar por ter e querer mais e mais, enquanto outros, como vc falou, passam por problemas e dificuldades maiores que nós... Infelizmente são problemas sociais, que devem ser resolvidos pelos governantes. E se eles não resolvem, quem somos nós, para desperdiçarmos a vida, que é tão curta, com problemas tão grandes? Ui, não sou tão insensível, não... Tb acredito q o mundo pode ser melhor; que se está ao meu alcance ajudar...por que não?!!
    Tá virando um livro...rs
    Uma história rápida... uma amiga casou a pouco(mês passado)e estava fazendo os preparativos do casório...gastando horrores... e contado q queria isso, compraria aquilo,enfim.... outra, ao ouvir disse: 'que horror, tanta criança passando fome e tu gastando tanto c essas futilidades...' A resposta dela foi imediata: 'é meu sonho, é meu dinheiro, lutei por cada centavo e faço c ele o que quiser.'
    Tb acredito nisso.... Não é egoísmo.... Batalhamos e sofremos muito para ter o queremos e precisamos...E nossos sofrimentos, por mais individuais que sejam, p nós são sempre maiores do que para qualquer outra pessoa. Não sabemos o dia de amanhã...A vida precisa ser vivida hoje....
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dolly...

    foi muito boa nossa conversa!!! Valeu a ideia da Patricia também!

    Bjus Ana maria

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dolly!

    Voltei a blogar e estou com bastante saudade dessa blogosfera. Aproveitei bem a minha mãe e voltei com “a corda toda”. ;)

    Belas fotos as das janelas. São bem inspiradoras. Só é mesmo lamentável que a gente sonhe tanto e coisas ruins da nossa realidade muitas vezes “embace” esses nossos sonhos. Compreendo seu medo quando fala sobre a violência, sua “inquietação” ao constatar que os seus sonhos podem ser discutíveis frente ás necessidades alheias e ainda seu conflito pessoal quando assume a necessidade de ter determinadas coisas para ser feliz. Quem não sente esses mesmos sentimentos? Todo mundo deve tê-los sentido alguma vez na vida, não?

    Li atenta as suas reflexões para aprender com elas. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É prima, como vc diz com grades não tem graças nossas janelas! Perde o encanto. Tenho um lindo vaso no meu blacão, mas até para regar dá trabalho pois tenho 2 grades para abrir. Dá um trabalhão. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi ana, valeu mesmo, trocar experiÊencias, pontos de vista é sempre muito importante e salutar.
    beijocas, Dolly

    ResponderExcluir
  8. Patricia amada, não sou contra sonhos e conquistas..acho que vocês jovens devem mesmo correr atrás da outra ponta do arco-iris mas não fazer dessas conquistas um ponto crucial no viver. Quando se é jovem, temos a impressão que todo oxigênio do mundo é nosso, temos forças, temos motivações.
    Nunca encarei minha idade como obstáculo e sempre digo que tomara todos chegassem onde eu cheguei inteiraça como eu, guerreira e conquistadora, só que parece que nossa vida se recicla a cada década..Não sonhamos aos 30 como aos 20, aos 50 como aos 40 e por aí vai..Não que a vida perca o colorido mas a qualidade vai ocupando todos os nossos interesses..Óbvio que é maravilhoso ter sonhos de consumo; viajar, trocar todos os móveis e carro anualmente e mudar de casa então? A familia vai aumentando queremos mais espaço; ai querida, chega um dia em que temos de abrir mão de muitas coisas para termos mais qualidade de vida; é o momento ESCOLHA...
    Meu irmão mais velho, anos atrás construiu uma casa gigantesca, parecia um navio. Tinha 4 filhos e sonhava com a movimentação de entrada e saida das crianças, amigos, festinhas e assim foi por alguns anos, acho que nem chegaram a 10. Até que um dia perceberam que aquela casa de cinema começara a ser apenas dormitório, nem aos finais de semana era possível reuniu e curtir mais a casa; filhos em faculdade, outros interesses e sabemos que filhos jamais serão nossos, nós os colocamos no mundo, para o mundo! Assim, venderam a maravilhosa casa, se desfizeram do grande sonho para poderem viajar ( o casal) e administrar a familia à distância..isso foi com êle, foi comigo e exetuando-se 10% da população, os milionários e os resistentes, tudo vai se reciclando...Era isso...sonhar sem deixar que a vida perca a cor, sem que perca sua qualidade e seu ritmo..acho que é isso!
    Beijinho Dolly

    ResponderExcluir
  9. Oi Fló, verdade...juro que um dia darei uma de louca e mando arrancar todas essas grades que me impedem até de limpar as janelas...Liberdade de ser é a unica coisa que sonho!!!!! Não posso nem curtir as estrêlas desse maravilhoso céu sem poluição por conta de assaltos...
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  10. AFFFFF Lidiane, estava com saudades...curtiu bastante a mamma? Ela trouxe aquele rocambole delicioso que só o povo de lá sabe fazer???? Tenho certeza que você passou dias maravilhosos ao lado dela!
    Que bom que você entendeu minhas reflexões e tenha certeza, blogar está sendo uma enorme experiência para mim. Essa troca de pontos-de-vista (agora deve ser sem hífen), a descontração de todas vocês me encanta cada dia mais..Sem saber, preencheram um lado adormecido em mim, o de escrever!!!!
    Beijocas amada e feliz regresso
    Dolly

    ResponderExcluir
  11. Uma mais linda que a outra! Adorei a que tem as flores amarelas, acho que são calanchoes, né?

    beijocas

    ResponderExcluir
  12. Salve salve Claudinha..td bom querida???
    Lindonas essas janelas; não sei se são calanchoes, parece né? e vc viu que as mini-heras estão plantadas juntas? que delicadeza!!!!
    beijins Dolly

    ResponderExcluir
  13. Quando vi o post sobre janela, vim ler, pois sonho em ter uma janela na entrada da minha casa nova( aparentemente mais tranquila em entrar pessoas indesejadas para te matar, roubar etc,,) Você falou aí me cima o que penso.
    Estou no momento numa fase que tive que mudar de estado( eu ainda estou indo) a casa fica num lugar sem muros etc...(parece com um sonho), mas como a casa acabou de ser construida, e não fui eu que desenhei, tem muitas coisas que queria muda, outras vou ter que adpatar ao meu sonho.
    Tem gente que fala que eu devia ir aproveitar na minha idade a vida viajando etc.. (50 anos) mas vivo de sonhos!!!
    Mas quero ter minha casa com coisas que sempre sonhei, estou começando pela cozinha, depois tem o banheiro, enfeitar melhor a Lareira etc..
    A porta é bonita, mas sinto que pode melhorar.
    A janela( queria algo lindo) pois não sei se o ideal seria uma bay window? pois o muro que tem a janela e a porta de entrada é pequeno para o que quero, talvez venha pela lateral mesmo não tendo nenhuma vista.
    Em resumo adoro uma boa janela e uma boa porta, pois estou procurando varías fotos para ver qual posso colocar no que tenho e seja linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Anna, acho que quando se mora em uma casa sem muros com a sala na frente deve-se explorar ao máximo desses privilégios, assim sem dúvida uma janela grande fará com que a casa mesmo de fachada simples ganhe destaque. Li qualquer coisa que vc está em Valinhos. Olhe, no encarte do jornal de domingo e se não me falhe a memoria na propria vejinha, ao final tem aquele monte de publicidade e lá, tem uma fabricas de janelas com modelos dos céus. Eu odeio ferro, aluminio, para mim ter que ser tudo em madeira e da boa.
    Infelizmente aqui onde moro a cultura é outra e até pelo calor raras são as casas onde existem janelas com vidro..é tudo veneziana,,,quero morrer! não ilumina nada e rouba a beleza da casa, ainda que eu more dentro de 4 gigantes muros amo olhar minha casa. Porta e janela em uma casa é tudo, é como o cabelo para nosso rosto; é a imagem que fica! Bay window é meu sonho de consumo ahahah quem sabe em meu túmulo farão uma bay window ahahahah
    Quanto aos teus 50 anos, curtir a vida, viajar...minha amiga,tenho 63 sem vergonha de confessar e agora desacelerei os sonhos depois de uma invertida que levei mas quem não sonha, não vive..e onde está escrito que para sonhar existe limites de idade? Agora uma coisa é certa, certos sonhos de consumo devem ser bem analisados porque a idade avançará, infelizmente..então as vezes sonhamos investir tanto em um imóvel e baum! acontece um problema de saude que te limitará para sempre, meu caso!
    Reavalie bem todos os seus sonhos e projetos mais escondidinhos, ponha os prós e os contras e vai a luta minha cara...a vida é uma dádiva de Deus mas é única e limitada! e a casa da gente é para a gente se sentir bem e não para esperarmos aplausos pelos nossos feitos, reformas, aquisições...isso é importantissimo!
    beijocas Dolly

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...