quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UMA TURISTA ACIDENTAL...



Prometi e vou contar...

Minha ida a São Paulo programada para a comemoração dos aniversários de meu pai e meu filho acabou se desfocando pelo cenario que encontrei.

Ano passado, quando de minha ida, em reunião familiar haviamos decidido que meus pais deveriam mudar de casa; sair do sobradão em que moravam na Aclimação para o apartamento de meu irmão em Moema. Hoje me culpo por meu voto favorável e começo a entender sobre o recomeçar para quem está terminando uma estrada.

Claro que mudanças sempre trazem surpresas mas, jamais esperei encontrar um quadro tão desolador e desesperador como o encontrado.

Minha mãe, pessoa dura e resistente acabou aceitando somente porque se resistisse na casa em poucos meses iria para uma cadeira de rodas já que a artrose em um de seus joelhos só pede uma prótese que jamais será feita. Assim, mudaram levando tudo o que havia na casa e a senhora organizada demais e caprichosa viu que seu ninho jamais seria o mesmo... Hoje tenho certeza que nosso maior erro foi ter apoiado a mudança de casa, de vida e jamais esperávamos que o que pensávamos ser um bem se converteria em um mal irreversível

Os dois entraram em depressão e em meio à confusão geral decidiram por não tomar mais nenhum medicamento...resultado? encurtaram o caminho para o fim.

Encontrei minha mãe confusa, inchada, irreconhecível...dorme o dia todo, não consegue mais caminhar e seus pensamentos todos confusos.

Talvez por isso ontem me sensibilizei tanto com a Lú, com sua tristeza diante do Alzheimer de seu pai.

Felizmente esse não é o quadro de minha mãe mas a falta dos hormonios que tomava para a tireóide há mais de 40 anos a descompensou em tudo e no proximo dia 8 saberemos se será possivel reverter esse quadro.

Meu doce e velho guerreiro, sensível com os males da mamma, chora de tristeza e preocupação caso venha a morrer antes dela...gente isso é pior que tudo porque êle é mais lúcido que eu e afinal, são 70 anos de uma vida em comum!!!!!

O mais cômico de tudo é que agora êle não tem mais 91 anos mas sim " 9 para 100" ahahahah quando alguém pergunta a idade êle responde>>> 9 para 100!

Bem, tristezas à parte, claro que a cada ida a Sampa mais me sinto a protagonista do filme.."Um caipira em Nova York"...Sou consumista? não era, mas para quem sai desse cantinho do nordeste e entra em uma 25 de março, ou em um shopping ou até mesmo naquele mundo mágico da Etna é impossível não virar consumista...

Assim, fui ás compras com minha cunhada e a cada saída, voltava saltitante com aquele horror de sacolas penduradas nos braços...Chitas? aff maria, comprei de várias estampas, coloridas como a moda pede...tintas, pincéis, artes indiana, brinquedos para os babyes etc etc etc

Deixei para falar agora, no final da postagem da imensa alegria que foi poder conhecer ao vivo e a cores a Flavia e a Angela. Claro que vcs já leram sobre o encontro em seus referidos blogs mas agora é a minha versão!!!!! pensem em duas criaturas encantadoras, doces, sorridentes, leves...pronto! o perfil das duas.

A Flavia cheia de vida, sorriso aberto, mãe coruja e dedicada ... A Angela? suave, meiga, mulher forte e decidida; duas personalidades encantadoras.

O encontro foi no café de minha sobrinha pois alí poderíamos ficar (como ficamos) por horas sentadas, sem a preocupação de estarmos incomodando...Para coroar o encontro a Flavia nos convidou para conhecermos a GAMELA PRESENTES, da nossa querida blogueira Fátima. Essa parada é obrigatória às blogueiras de fora, sem dúvidas. Pensem em uma pessoa dócil, afável e de um bom gosto incrível...assim é a Fátima! A Gamela tem de tudo um pouco; artigos refinados para todos os gostos e bolsos..Amei esse momento especial, regado com um cafézinho especial, quentinho e saboroso permeado com boas risadas... Hoje tenho certeza de que esse mundo virtual nos permite encontrar e compatilhar nossas vidas, nossos momentos, com pessoas especiais, equilibradas, maduras e que apesar de vivermos em espaços diferentes a amizade construída jamais será levada pelo tempo.




Photobucket

16 comentários:

  1. Dolly, Bom Dia, eu aqui de novo. Que bom saber mais d esua viagem, triste saber que sua mãe se entregou dessa forma,mas quem sabe ainda não há uma saida pra ela, um fim um pouco menos triste? Se ela voltasse a tomar os remedios quem sabe , aliviaria esse quadro em que se encontra???
    E seu piazinho, quariod , adorei ver que ele diz 9 pra 100, é pq tem vontade de viver muito ainda, e quer, isso é o mais importante.
    E suas compras menina , quanta coisa boa, agora ningém mais segura as artes da Dolly, que bom, sei que vou aprender muito com vc nessa nova fase , pois já aprendia antes quando sem material vc fazia coisas lindas pra nos mostrar.
    Os encontros com as blogueiras , deve ser emocionante mesmo. Eu estou me preparando pra encontrar a Lucia que me adotou como sua madrinha de blog e vai vir auqi em outubro, epsero que possamos ter um encontro tão lindo assim como foi os seus. E a nossa vez quando vai chegar heim???/ ESpero tb encontrar a Ana, ela é mais facil pq é mais perto e de vez em quando passo por lá, mas vc mora muito longe hehhehehhe, mas ao mesmo tempo mora muito perto pq está em meu coração.
    Um lindo dia pra vc , de volta a sua casinha . bjs

    ResponderExcluir
  2. oi ASmiga

    Ontem nem deu tempo de perguntar direito sobre sua mãe. Agora entendi.
    Meu Deus 70 anos juntos, é mais que uma vida!!! pouquissimos casais vivem tanto pra contar.
    A depressaõ é mesmo terrível, nem mesmo contigo por perto eles voltaram a tomar os remédios?
    depis nos falamos . Vu ver o e-mail.

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  3. Oi Dolly, eu entendo seu sofrimento,não é fácil mudar, principalmente para quem já viveu tanto e no mesmo lugar.
    E entendo também sua compulsão à compras, acontece comigo também, compro tudo que vejo e carrego pra cima.
    Aqui está um inferno, não cai uma gota de chuva, e o pó e o calor são insuportáveis.
    Todo mundo subiu, até nossa pitbull,Mila, que vive ofegante e cheia de alergia do calor!Que dó!
    Minha filha está achando nossa cidade em São Paulo, o Paraíso, e não vê a hora de ir embora.
    Ela ainda pode fazer o que quiser da vida!
    É bom ter 20 anos, e poder escolher.
    Mas às vezes não temos controle sobre isso e tudo vira de cabeça pra baixo.
    Amigos e família são muito importantes nesses momentos.
    Força amiga!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oi Amiga

    Sai e comprei outro tecidinho pra o oratorio vermelho. E bege com bolinhas miudinhas e tem umas bolinhas que são vermelhas.
    Não fica tão escuro nem tão claro...

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  5. Adorei a tua visita!!! Engraçado antes de ter blog, que foi a nossa querida Ana Maria que me encentivou a fazer, eu já tinha passado no teu blog, me chamou atençao o que tinhas postado, sobre a pintura e um pouco das tuas escolhas, não existe casualidade tudo está como tem que estar. Tudo tem uma razão maior, que muitas vezes não entendemos. Olha , sobre teu pai e tua mãe, não se culpe por ter incentivado a mudança!!!Talvez se eles permanecessem na casa o que poderia ter ocorrido, sabes o perigo das casas especialmente em São Paulo. Tudo vai acabar bem, tu vais ver!!!!Um abraço afetuoso e com muito carinho para ti. Ana Lucia

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tua visita!!! Engraçado antes de ter blog, que foi a nossa querida Ana Maria que me encentivou a fazer, eu já tinha passado no teu blog, me chamou atençao o que tinhas postado, sobre a pintura e um pouco das tuas escolhas, não existe casualidade tudo está como tem que estar. Tudo tem uma razão maior, que muitas vezes não entendemos. Olha , sobre teu pai e tua mãe, não se culpe por ter incentivado a mudança!!!Talvez se eles permanecessem na casa o que poderia ter ocorrido, sabes o perigo das casas especialmente em São Paulo. Tudo vai acabar bem, tu vais ver!!!!Um abraço afetuoso e com muito carinho para ti. Ana Lucia

    ResponderExcluir
  7. Amadas Bruxinha, Ana, Sandra e Analu é muito gratificante poder voltar ao lar, ás atividades de blogueira porém o que me enche o coração de jubilo é saber que de perto ou distante nossas amizades se estreitam cada vez ...beijos a todas e vamos que vamos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dolly, ainda bem que o final da história foi bom, pois já estava aqui quase chorando com o começo... é que ando meio manteigora derretida ultimamente e a história dos seus pais me emocionou.

    Sou super a favor de manter as pessoas no lugar onde elas querem ficar, para depois não acontecer o que aconteceu com eles... deve estar sendo muito difícil. Não tem como voltar atrás?

    Que legal que você conheceu tanta gente nessa viagem... eu adoraria conhecer a Gamela, deve ser tudo de bom!

    Então, por aqui, vou sonhando... rs

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Fernanda amada, obrigada pela visita, pela compreensão e por entender meus momentos difíceis. Infelizmente nem forças meus velhinhos tem para voltar atrás mas Deus está com êles, guardando-os a cada minuto. Sei que como única filha mulher, estou no lugar errado mas daqui a alguns dias volto para lá para um novo período. Era preciso meu retorno ao lar para que eu me recarregasse com meus netos..a vida cheia de contrastes me regala de um lado com duas pérolas que apenas iniciam a vida e de outro, dois guerreiros no final da estrada...Essa é a vida!
    Sabe de uma coisa? sou paulistana desde sempre e há 5 anos moro no ceará mas redescubro uma nova São Paulo a cada ida...novas lojas, novos shoppings, as cores, as luzes que nos permitem viajar nas asas da fantasia a cada saída!
    A Gamela é uma lojinha especial, cheia de mimos, coloridinha, bem montada; o espelho da alma da Fátima, tenho certeza...quando for a são paulo inclua uma visita até lá...é um ponto imperdível para toda blogueira de nosso time. Depois, ser recebida como amiga especial torna o ambiente mais energizado, é para chegar, sentar e jogar conversa fora por longas horas.
    fica com Deus!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. é complicado isso de tirar as pessoas mais idosas do seu ninho, né? embora seja necessário, por razões de conforto - escadas, companhia etc -, eles sofrem muito com a perda do seu cantinho. espero que consigam resolver o problema deles da melhor forma possível!

    fico feliz de ter vc de volta!!

    bj

    ResponderExcluir
  11. Dolly, senti tua falta mulher.
    Poxa fiquei triste e alegre ao mesmo tempo com suas novidades, triste por seus pais, me coloco no seu lugar e dai sofro,afinal todos temos os nossos e de situaçoes assim nao estamos livres.
    Feliz, por ter encontrado as amigas blogueiras, a Flavia ja tinha postado sobre o encontro de vcs..
    Espero qualquer hora dessas poder encontra-las tbem..
    bjks

    ResponderExcluir
  12. Susi, cad~e teu endereço mulher? A vida é cheia de contrastes e infelizmente jamais nos preparamos para esses desfechos embora saibamos que antes ou depois deveremos ir para outro plano.
    então, devo voltar a SP no final de Setembro e gostaria demais de poder encontrá-la também, vc é de São Paulo? se for já podemos pensar em um encontro, o que achas???
    beijocas saudosas

    ResponderExcluir
  13. Menina, que tristeza essa situação da sua mãe, fiquei com os olhos marejados ao ler seu relato e sinceramente, nem sei o que dizer, acho que é realmente uma situação muito difícil, espero que vcs consigar encontrar uma solução.

    Quanto aos passeios, li sobre o encontro nos blogs da Angela e da Flávia e imagino como deve ter sido bom. E sobre a 25, é uma delícia, né? E quando vai nos mostrar as compras, hein? Quero ver tudo.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá querida amiga!
    Que bom conversar com você novamente.
    É complicado esse assunto, vivo o mesmo em relação à minha mãe que vive sozinha com sua cadelinha, se eu pudesse colocaria mamãe no meu colo, mas tenho que respeitar a sua individualidade.Só o tempo para nos orientar e a natureza segue seu rumo.
    E aí? nada como voltar ao nosso ninho, não?
    Beijos e curta bastante as comprinhas, eh...coisa boa!

    ResponderExcluir
  15. amiga, realmente a situação é complicada mas Deus Certamente mostra o caminho para amenizar esta situação, por aqui ainda muito dificil, com ligeira melhora mas ainda na UTI, mas temos fé, muita fé...beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa amiga - o que mais chocou foi a tristeza e entrega total de sua mãe e enquanto isto teu pai sofre tb! 70 anos juntos isto é uma raridade! eu tb várias vezes interferi na vida dos meus pais, e não deu certo, mas a gente faz isto pensando no bem deles!
    e quanto à 25 de março >fala sério> quando morei em Sampa era o lugar preferido >criança no meio de um monte de doces> é assim lá!
    até imagino o encontro de 3 amigas>cadê as fotos?
    bjs

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...