segunda-feira, 8 de junho de 2009

SONHOS DE CONSUMO...



Ainda bem que estou morando no meio do mato o que me dificulta a ida a shoppings e importadoras.

Em São Paulo eu vivia fuçando em todos os becos, lojas e centros comerciais onde houvesse coisas importadas; é uma mania que tenho desde que me formei e fui trabalhar no Sesi(1968). Alí, nos visitava frequentemente um senhor italiano que viajava duas vezes ao ano para a Italia e voltava carregado com as novidades do 1° mundo. Assim, objetos que à época só poucos tinham acesso, nós " pobres" podíamos comprar e nos tornar mais elegantes tipo: carteiras fiorentinas, conjuntos de cashemere , foulards, perfumes, guarda-chuvas etc..

Pois é, envelheci mas não perdi o estilo.

Recentemente Marcelo, que também herdou, por tabela, esse meu gostinho particular pelos importados, encontrou lentilhas libanesas e francesas e claro, trouxe para mamã...
Bem, as lentilhas libanesas minúsculas como cabeça de alfinete, são cor de laranja e do que percebi por seu gosto atípico, já vem condimentas

lentilhas libanesas






A francesa, também minúscula em relação áquelas comercializadas por aqui, possuim o mesmo gostinho mas cozinham mais rapidamente dispensando a panela de pressão. Aliás, uma ressalva aqui: a lentilha não deve ficar em panela de pressão por mais de 10 minutos porque além de se desfazerem oferecem um grande risco pois, a pele se destaca e com o vapor podem entupir a válvula. Anos atrás minha mãe sofreu um acidente na cozinha quando cozinhava lentilha e a panela explodiu, queimando rosto e braços. Fiquem espertas!!!!!

essas são as francesas




Na Italia também são encontrados pacotes já com um mix para sopas formado dessas minúsculas lentilhas, mais cevada, arroz, ervilhas etc...delicioso o resultado final (Citei aquilo que conheço mas seguramente nos outros paises europeus também devem existir produtos similares)

Bem, hoje perdi o sono e me sentei na frente do pc ainda de madrugada, excitada que estou porque o marceneiro virá pegar minhas madeiras para finalmente fazer minhas cadeiras da varanda! luxo não??? Não será o jogo de junco que eu tanto queria mas ficará lindo porque aproveitarei o madeiramento daquele alpendre que demoli há um mes..
Morar aqui no nordeste tem algumas vantagens tipo preço da mão de obra. Por essas duas mesinhas o marceneiro me cobrou 50 reais!!!!! certo que as madeiras eu tinha aqui em casa, mas é brutal a diferença de preço na mão de obra!









Nesse vai e vem da fantasia, decidi procurar manta para meu sofá da sala, afffff acabei, claro, chegando às mantas indianas, algumas lindas outras toleráveis.
Aqui outra memória do passado, mamãe tinha umas colchas em fios de seda que eu abominava e hoje, com a moda indiana, invadiram nosso território; com franja ou sem, com fios de seda e lã, fios de algodão etc











Finalizando, o casal ARÈ BABÁ desfilou esse final de semana no RJFW jogando todo aquele charme e beleza de fazer inveja e ela, com modelitos que eu não pensaria duas vezes em comprar..























Como diria meu pai, essas são as notícias do front!
e antes que alguém me bombardeie,
sou assim sempre:
vou de gênesis a apocalípse em minutos!!! ahahaha





24 comentários:

  1. voce é o maximo, te adorooooo. bj.

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que você é rápida no gatilho. Gênesis à apocalipse.
    Beijo de boa semana.
    Fiz o teste do livor e amei.
    Beijoca (mais uma para chegar bem certeira na bochecha;-)

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Dolly, que delicia de post , as lentilhas não são problema praa mim, heheheh, não gosto, kkkkk, só faço pra agradar as filhas e maridoe muito lá d evez em quando, até pq não cozinho, só em fim de semana. Mas a panela de pressão é um medo que tenho d elidar tb.
    Já suas mesinhas que tudo de lindo, e baratas , menina isso aqui é muito mais caro, aliás os marcineiros cobram bemmmmm.
    Quanto ao casal, Virgem Maria que tudo d elindo,eses dois, é de respirar fundo da beleza dos dois hehhehe.
    Agradeço muito tuas palavras d ecarinho , eu realmente amo minhas plantinhas, a paixão por elas transformou minha vida, e sou eu quem deve tratá-las assim tão bem, pra agradecer pelo que fazem em minha vida. Até conhecer vcs amigas virtuais foi em função dleas. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Ah...Marya Mariah, já te sigo há algum tempo e vc nem imagina o quanto vc me tem feito bem...vc escreve maravilhosamente bem, escreve coisas que eu estou pensando ou que passam pela minha cabeça ou já passaram....muito bom..
    parabéns, e continue assim. Ah esqueci de dizer das músicas italianas lindas...ahhhh
    Beijocas Selma
    não estou muito por dentro de como lidar com blogs, então não sei se essa mensagem vai chegar, espero que sim

    ResponderExcluir
  5. Angela minha adorável amiga, eu tb te adoro!!!! vc me paparica demais, nem sei se mereço tanta afeto!! Lindissima, como foi ontem ??? Muitos presentes? muita festa? kd o relatório??
    beijocas, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Flavinha encanto de mulher, vc não comenta nada sobre suas experiências lá no Casa? Queremos saber para poder te aplaudir e acompanhar teu sucesso de pertinho.
    Viu como aprendi a lição direitinho?agora tô abusando dos hiper links e isso devo a vc!!!
    beijocas e Feliz semana!

    ResponderExcluir
  7. hmmm... adoro arroz com lentilhas e cebolas queimadinhas (mjadra)! mas não conheço essas lentilhas aí, não. são mais gostosas?

    bj

    ResponderExcluir
  8. Leila, não gosta de lentilhas??? mas coooomo? e nem cozinha??? Ah essa não! snif snif
    Gostou das mesinhas? vai ver a poltrona que êle vai fazer transformando um velho portãozinho..e tem mais surpresas por ai. Em tempos de vacas esqueléticas esse marceneiro foi uma das bençãos que Deus me pôs nas mãos; já pensou? vendo tantas coisas lindas nesta globosfera e não poder comprar? então mandar fazer foi o caminnho mais curto para eu não me sentir tanto por baixo!
    Boa semana querida e cuide de nossos vasinhos direitinho!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Selma, obrigada pelas doces palavras; acalentaram minha alma. Quer dizer então que a senhoura me segue silenciosamente? e quem é você mulher???
    Olhe só, se te faço bem, se comungamos os mesmos pensamentos, por favor, apresente-se, acho que nos daremos bem. Já pensou em abrir um blog? junte-se a nós, te receberemos de braços escancarados. Vou te esperar hein!!!!
    beijocas e boa semana (amiga oculta)

    mande-me um email>>dollystar@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Fátima senti tua falta esses dias. Vc sarou?
    Olhe, o sabor das lentilhas é igual só achei mais picante e atribuo a condimentos, as libanesas mas, depois de cozidas elas ficam na mesma tonalidade e o sabor igual.
    Se vc gosta de lentilhas, veja essa receita que postei meses atrás..acho que vc vai amar
    http://saborearoma.blogspot.com/search/label/Saladas
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Dolly

    Sinto te decepcionar mas sou do time da Leila, não gosto de lentilhas...A panela de pressaõ ,nem pensar!!!
    Sou muito ,mas muuuuiiitooo distraída!!!
    Constantemente queimo a panela. Hoje ainda fiquei mais tempo aqui pra fazer a postagem e o feijão pegou no fundo da panela( O computador fica no quarto do gu ,na frente da casa e cozinha nos fundos).
    E muitas vezes estou lavando a louça e coloco uma panelinha para ferver e facilitar a limpeza do fundo e quando vejo já está queimando.Estou precisando comprar aqueles relóginhos que marcam tempo na cozinha!
    Amei sua mesinha e cantoneira!!!
    as mantas também estão lindas!!!
    O casal sensação é lindo...OH homem romantico!!!


    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  12. Hahaa...adorei o "vou de genêsis a apocalipse em minutos"...
    Tem selinho para você lá no blog tá?
    Beijoksss

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, muito frio por ai? aqui já estamos com sol há 3 dias, acho que o "inverno acabou" pois o calor está de matar!
    Não me decepciona de maneira alguma saber que vc não gosta de lentilhas só acho que você está perdendo em não gostar ahahahah
    gostou das mesitas? os móveis que êle fará são com madeiras bem envelhecidas e ficarão naquele jeito rústico. Daqui a pouco êle vai chegar e ai é so contar nos dedos para a entrega!..tarããã
    Nina, viu as mantas que lindas? nunca quis ter mantas mas com os bebês meu Deus, meu pobre sofazinho vai acabar.
    Hoje estava pensando em vc, nas tuas palavras qto a tua colcha? Porque vc não compra o tecido e faz? sai muito mais em conta e vc pode fazer os lencois, fronhas e colcha...ai tudo é barato demais.
    Agora, falando de panelas>>> aqui existe um produto que chama LIMPA FACIL; limpa aluminio como mãos de escrava ahahaha gostou da comparação? Eu tenho que poupar meus ossos e depois que me indicaram o dito produto, aliás tenho de 4 fabricantes, é um sossego. É só passar com a esponja e pronto, aluminios limpos, brilhantes e sem esforço. No dia que ganhei o primeiro frasco, desmontei todas panelas e tampas fiz aquela faxina tipo escrava Isaura! mas valeu...veja se existe por ai caso contrário vou te mandar um de presente (que presente cão!!! ahahaha)
    Agora vou esperar o raio do marceneiro..mais tarde nos falamos, bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Dolly

    estou precisando de uma máquina de costura também!!!
    O problema é que minhas panelas são de teflon e quando esfrego ,estrago ainda mais...kkk
    Mas valeu a dica...

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  15. amiga, eu não conhecia nenhuma das duas lentilhas...fiquei conhecendo agora né? hahah
    Você escreve muito bem e é divertida, adoro passear por aqui.
    Bjokas flor.

    ResponderExcluir
  16. Entendi Ana...mas panelas de teflon não dão trabalho mas eu uso esse produto até nelas..
    quanto à maquina de costura tenho e só uma está funcionando..Aqui a voltagem é 220 e as minhas 110 quando esqueço de ligar no transformador queimo as coitadinhas!!!!
    Peça uma ao maridão de dias dos namorados!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Rubinha...queria entender porque mulheres apaixonadas não postam aos finais de semana..é cansaço ou curtição?
    Normalmente eu tenho uma tendência a ser palhaça mesmo, faço piada da vida porque ela não vai me vencer; digamos que é meu pano de fundo!
    bjs amada..bom frio

    ResponderExcluir
  18. Como eu gosto de lentilha! a minha é da Kitano mesmo rsrss...a netinha passou a gostar quando eu falei que era feijãozinho da praia.

    Pois é Dolly, há algum tempo atras eu não gostava do frio,tanto que entrava em depressão.
    Vim do Rio de Janeiro para São Paulo no auge dos meus 17 anos, estranhei muuuito o clima em SP mas fui me adaptando e aguardando ansiosa pelas férias do marido para viajar e pegar aquele bronzeado(o meu negocio era ficar colorida rsrss...) bastava sair um sol,para eu correr para o clube.E foi assim até eu vir morar aqui em Peruíbe ( litoral sul de São Paulo)que a coisa mudou; não gosto tanto do calor mais não,enjoei, acho que a gente só quer o que é proibido, o que não tem, sei lá.
    Mas não abro mão do meu bronzeado, ah não...

    Sobre a massa acrílica,a durabilidade é de 1 ano ou mais depois de aberta. eu faço assim:
    coloco em um vidro o que vou usar e deixo a lata bem fechada, para isso uso um pedaço de plástico para vedar bem, e guardo dentro do armário longe do calor e da umidade.
    Procure raspar bem as paredes da lata para não ficar com crostas que podem cair na massa, e assim você economiza também né?
    Beijos.Ótima semana.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dolly

    ele sabe que estou muito interessada...época de gastar com os filhotes, escolas ,planos de saúde e o resto tá meio devagar...kkk

    bjus e boa noite amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  20. Oi Dolly

    Passando pra te dar um bom dia atrasadinho!!!

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  21. A ignorante aqui nem sabia que existia mais de um tipo de lentilha... Será que é porque eu não gosto delas =)

    Eu amei as mesinhas, e, realmente, a mão de obra foi bem barata, comparada com a "big city".
    E as mantas são lindas!

    Sobre seu comentário lá no cafofo:
    Quem dera se o bastardo estivesse perto, Dolly!' Tá tããão longe... Além do que, nem é "meu" bastardo ao certo... Enfim... Coisas de gente, né.

    E desculpa por errar seu local de nascimento!!! Milhões de desculpas! É isso que dá deduzir as coisas ¬¬ Por isso o método dedutivo sempre foi desacreditado...
    Me desculpe minha paulista da gema mais querida =)

    E que delícia você ser a biografia da Carmen! Agora sim que me deu mais vontade de te conhecer de verdade...

    E que os sapos fiquem longe de todas nós!

    Boa noite pra você, meu bem!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  22. Adoro lentilhas, mas sempre acho que elas engordam demais.(ou eu como a mais).
    Mas esta condimentada eu nunca provei.
    Quando for a São Paulo, onde devo procurar??
    Bjs, Ana
    http://utilnecessario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Grande Patrícia, não se preocupe por não gostar e nem conhecer as lentilhas...tenha certeza que isso não diminuirá teu IBOPE, sou tua fã, quando chega minha carteirinha????

    As mesinhas são graciosas sim mas tô aqui em comichão esperando as outras peças que a passos de tartaruga êle vai fazer...tô até com contrações uterinas, mas depois vou entrar em transe com minha varanda já entrando em clima de Natal!
    quanto ao bastardo..ainda dá tempo de vc comprar uma estátua de Sto Antonio menina, pendura êle de cabeça para baixo e prometa só desvirá-lo quando tiver a decisão que vc espera! ahahahaha
    Carmem Miranda>> já estou treinando os primeiros acordes do chicabum, chicabum!!!! tô me achando viu?

    Finalizando, os sapos, malditos sapos, entram dentro da tijela de ração dos gatos para comer e rara a manhã que não estão dentro da vasilha da água dos felinos...nojento demais..mas é o tal equilibrio da natureza, entre sapos e serpentes, salvaram-se todos

    beijocas

    ResponderExcluir
  24. Ana, essas lentilhas foram compradas em uma importadora em Fortaleza..mas se for a São Paulo, no quadrilátero prateado (25 de março) você encontrará certamente...Quadrilátero dourado, para te situar é aquele compreendido entre Oscar Freire, Hadock Lobo, Bela Cintra e adjacências..onde tudo reluz ouro fazendo com que nos sintamos em shoppings de Dubai
    beijocas

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...