terça-feira, 16 de junho de 2009

AINDA AS RECICLAGENS

No post anterior, aquele do suporte para bonés, mencionei que a peça havia sido feita por uma amiga que trabalhava com bolsas de papel...Ela desistiu de fazer as bolsas e passou generosamente a mim, toda a técnica para que eu começasse a fazê-las..À época foi um sucesso.

Essas bolsas são feitas a partir de caixas de camisas, sacolas de papel e eu de quebra, comecei usar caixas menores tipo aquelas onde são acondicionados os aparelhos celulares. Por que me adaptei melhor com esse tipo de embalagem? simples; apesar da fácil elaboração exigindo pouco investimento, quanto mais resistente for a modelagem, mais fácil a aplicaçao do forro, alças e a fixação das folhas de revistas.

Na imagem acima, vê-se uma na cor bege; essa, particularmente, decidi fazer com coador de café usado e dei o acabamento em purpurina cobre.. Coincidentemente chegando em São Paulo em abril do ano passado, fui conhecer o atelier de uma artista plástica que trabalha com Comunidades Solidárias e ela, comprou na hora o único exemplar. Realmente referida bolsa se destacou das demais não só por ser menos colorida mas o efeito do coador de café tingido na cor bronze valorizou sobremaneira a peça, conferindo um ar mais sofisticado e menos esportivo.
A que está em meu braço foi feita a partir de uma caixa de camisa
A técnica é muito simples, como já disse e a que desenvolvi começo pelo forro..minha amiga deixava o forro por ultimo. Desmonta-se totalmente a embalagem a ser usada e forra-se por inteiro o interior da caixa que será a parte interna, não esquecendo de deixar uma borda de 1 cm para o acabamento final. Tenha o cuidado de já haver definido que tipo de alças colocará; nessas das fotos, usei diversos materiais como cordões, cordão de s.Franscico tecido entre os dedos em ponto corrente, ou mesmo aquelas fitas largas usadas nas mochilas. Minha amiga usava o proprio cordão das sacolas de papel ou rabo de rato..mas emprobecia demais o trabalho uma alça sem expressão! Como o resultado final é sempre muito colorido, abuse da cor também nas alças.

Outra coisa importante, minha amiga finalizava com velcro eu usei botões de cristal, madeira, plásticos que combinassem com as alças.

Destaco ainda que essa em meu braço me acompanhou durante o mês que permaneci em São Paulo, tomei chuva, sol e em nenhum momento houve fissuras no papel...muito resistente! em tempos de eco bag, acho que vale a pena criar sacolões maiores para ir ás compras; não testei mas acho que ficará divino e inusitado.
Sobre o papel

O papel de revista a ser usado deve ser aquele brilhante e com textura mais grossa...Não perca seu tempo usando papel ainda que muito colorido, de revistas populares, encartes de jornais pois você só perderá o material.

Selecione as folhas de revistas, recorte fora todo e qualquer tipo de escrita deixando mesmo só as figuras. Procure selecionar por tons o que tornará mais fácil a utilização. Amasse muito bem todas as folhas e besunte generosamente a parte externa da caixa já revestida, usando cola branca de rótulo azul diluida na porção de 3 de cola por 1 de água...e mãos a obra..comece aplicando em todo papel amassado, e vá passando cola por cima...Emprega-se muita, mas muita cola mesmo...Não esqueça que ao final sua caixa deverá ser remontada para a finalização da bolsa, portanto fique atenta nas partes onde não deverá colar papel.

Bem, remontada a bolsa, deixe secar ao sol; se não for um dia de muito sol, levará cerca de 48 hs a primeira secagem.

Aí vem a parte gostosa...a aplicação de verniz vitral para vitrificar a bolsa...as cores que mais uso são, violeta, marrom, verde oliva..Não use cores claras pois o efeito não será belo...


Dependendo da harmonia das cores escolhidas nas folhas, efeitos interessantes surgem, como esse acima que formou uma magnólia...Puro acaso! ahahaha

Essa, não fiz a a partir de caixa de papelão nem sacola...revesti uma bolsa velha e aproveitei as proprias alças em couro..Ficou chiquérrima.

Então é assim, preliminarmente essa é agora a minha técnica mas vc poderá criar outras técncias e outras artes como porta escovas, material de escritorio, pulseiras, tiaras, capas de livros de receitas, enfim o gostoso é criar, aperfeiçoando técnicas e criando movimentos...Ainda vou testar revestindo as tiras desses terríveis tamancões que sou obrigada usar...e quem sabe ainda, aplicar missangas, contas..

Se fizer, conte-me o resultado!

Photobucket

27 comentários:

  1. Querida Dolly, que trabalho maravilhoso! Amo bolsas e sapatos (infelismente sao meus vicios). Como voce é talentosa! Quero tentar fazer - é uma excelente fonte de renda e por aqui eu nunca vi, quem sabe nao pensamos em um trabalho juntas no futuro! Mil beijos neste nobre coraçao.
    Léia

    ResponderExcluir
  2. CAra Léia, obrigada pelos elogios; sei que todos temos talentos e sempre procurei desenvolver os meus. Nem sempre tenho êxito, não pense que sou mãos de fada...A dificuldade financeira sempre me atrapalhou um pouco quando chegava a hora de investir em materiais..Mas não me lamento não, acho que como terapaia o artesanato é fantástico, sempre nos ajuda a ocupar a mente e nos regala por vezes alguns elogios... Desde que ceguei daí estou pensando em como promover alguma ação conjunta já que pude constatar que na Itália certos tipos de artes ainda são desconhecidas, além do material custar demasiadamente caro. lembro que ao procurar miçangas e perline e botoézinhos para fazer alguns regalos, cai de costas ao constatar os preços..Vamos pensando quem sabe surge o momento de nos unirmos.
    beijocas amada!

    ResponderExcluir
  3. oii querida adorei as bolsas e o porta boné eta mulher criativa riss beijos.....

    ResponderExcluir
  4. Dolly amiguinha, tudo bem?
    Lindas bolsas, excelente idéia ;o)
    A paciência que anda me faltando pra fazer trabalhos assim. Ando meio agitada daí já viu né?
    Trabalho manualque é bom, não consegue sair :o(
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Dolly

    Estão muito lindas como já falei antes!!! e a ideia é fantástica!!! essa que está no teu braço faz o meu estilo, bolsa grande pra mulher grande...
    parecem dar um trabalhão pra fazer.
    Estava lendo o comentário acima e não sabia que na Itália esses materiais saõ assim caros....é por isso que aqui fazemos tanto artesanato.

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  6. lindas Dolly, voce é muito criativa. beijos.

    ResponderExcluir
  7. adorei o resultado!!
    me responde uma coisa: o papel é amassado e depois esticado, né?

    bj

    ResponderExcluir
  8. De fato, o contraste de cores é que cria esse efeito e quanto mais amassado, melhor não é?
    Falo isso, porque já vi uma técnica com papel de seda beeem amassado, no programa da Ana Maria Braga na época da Record.
    A alça em ponto corrente me encantou, a manequim... o pé de mesa...

    Que criatividade menina!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Dolly que linda as bolsas , eu já vi minha filha trabalhar com essa tecnica do papel amassado , mas em outras coisas. As bolsas ficam divinas e maravilhosas . Fiquei até com pena , pq recentemente colocamos a disposição do publico aqui em frente a loja, muitas caixas de camisas vazias, as mães levavam pra guardar materias das crianças na escola e outras utilidades, nunca pensei que dariam belas bolsas. Meus parabéns , bjs

    ResponderExcluir
  10. Rosangela, saudade de ti mulher!!! certo que ando numa corrida única; fiquei feliz com tua passadinha por aqui e principalmente por haver gostado das " artes"
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,td bom querida..td pronto para o niver do gu?
    Olhe, as bolsas dão trabalho sim mas o resultado final, como disse, compensa.
    Esses materiais, aviamentos e afins são carissimos na Itália...fui procurar botões infantis pois estava fazendo uma guirlanda para presentear e tive que desistir pois o preço era astronômico. Certo que nosso dinheiro é muito desvalorizado perto do Euro mas mesmo assim, na conversão das moedas, pesa e pesa muito.
    Ah!!! esse pé de ferro da mesa de vidro encanta a tds que chegam aqui. Era da irmã mais velha de minha avó materna...a filha dela desprezou e deu para mamãe e eu que não sou boba, passei a mão e levei para casa. Essas mesas são muito decorativas mas sempre são uns trambolhos..a minha já esteve em todas dependências da casa agora, ficou para o Ernani montar quebra-cabeças, no quarto do pc..
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Angela, nossos horários não estão coincidindo mais? Certo que ando meio complicada com os velhos problemas e mais os babies...mas sinto sua falta!
    beijocas, fica com Deus

    ResponderExcluir
  13. Olá Fátima, que bom que gostou! o papel é colado amassado e ainda, antes de fixá-lo deve-se passar bastante cola também nas pregas, pelo lado interno. O não preenchimento daqueles espaços com cola, gera amolecimento após a finalização e qualquer coisa pontiaguda que esbarre pode furar...então, cola nêle!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Leila queridoca, td bom???
    Jamais jogue esses materiais, procure encaminhar para entidades assistenciais porque são inúmeras a aplicabilidade desse material..capas de cadernos, flores, abanadores etc Essas Comunidades solidárias que tem apoio do Sebrae transformam tudo com muita criatividade e mais legal ainda, gerando renda..acho fantástica essa participação ainda que ocultamente.
    beijocas

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Ficou um trabalho bem bonito e alegre. e a gente nem imagina que partiu de uma caixa que se ia jogar fora.
    Parabéns pela criatividade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. oI Dolly

    Só agora parei. Só fiz a cortina porque a máquina pifou... Depois fui inventar um quadro de chita. Amanhã te mando a foto...

    bjus e boa noite
    ana maria

    ResponderExcluir
  17. Kinha, grande Kinha, anda sumida menina! e tua mãe, melhorou? espero que sim
    quanto ás bolsas estou certa que não são as mais glamurosas nem as mais modernas mas como a moda é o reaproveitamento, a reciclagem, achei importante entrar com mais essa sugestão.
    Beijocas e dê notícias

    ResponderExcluir
  18. Plá Nê, prazer em recebê-la aqui em casa...Bom que vc gostou e espero que conheça também o grupo que me acompanha..todas simpáticas, palpiteiras e amigas par qualquer obra!
    Bjs e volte sempre

    ResponderExcluir
  19. Estela amiga, tudo bom? viu só? bolsas reutilizando caixas e sacolas...as fotos não dizem tanto quanto olhadas de perto; são bonitinhas sim. Bom que gostou
    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. doce Lourdes, receber um elogio de uma mestra como você é muito compensador. Legal que gostou dos pés da mesa e da alça de correntinhas...acho que se vc tentar fazer, sairá uma obra de arte pra ninguém botar defeito.
    você é sempre delicada e generosa, obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. nossaaa! estas tuas bolsas são lindas eecologicamente corretas! Nãodá muito trabalho, não?Nunca tinha visto umas tão lindas aasim, C~e tá de parabéns.
    Nossa você é de Ceara, mora mal, heim? kkk o meu sonho é conhecer todo olitoral nordestino, acho que agora voucomeçar com a Bahia queé mais pertinho, depois vouindo, pois o Sul já conhecço muitoooo! Alias o meu sonho é morar perto domar e no Nordeste, mas maridoco que morar em Florianopolis, então ficamos neste impasse, quem irá vencer?
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Estava sumida, no meu blog estava postando quase nada, ontem que realmente voltei a ativa.
    Mas e estas bolsas??
    Muito lindas, mas não sei como assim de papel???
    Bjs, Ana
    http://utilnecessario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, tava preocupada com vc!!!!
    são bolsas feitas a partir de folhas de revistas tipo Caras, Quem etc...expliquei a técnica no corpo do blog...ficam lindíssimas e muito diferentes..Vai fazer uma???
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá Débora prazer em receber uma poetisa em minha casa, seja bem vinda e volte sempre
    bjs

    ResponderExcluir
  25. amei suas bolsas
    ja fiz a minha e recebi muitos elogios
    ainda vou postar as fotos no meu blog e dizer que aprendi aqui no seu cantinho
    beijos

    http://commeuestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...