quinta-feira, 16 de abril de 2009

ORGANIZANDO SEU GUARDA-ROUPAS



ORGANIZANDO SEU GUARDA-ROUPAS

 

Com qual freqüência você arruma seu guarda-roupas?

Tem hábito de limpar as paredes e portas internas?

Usa forrar as gavetas?

Como acomoda suas meias, lingeries, foulards, cintos, sapatos e bolsas?

Com qual freqüência você vira seu colchão?

Leva os travesseiros tomar sol?

Põe arejar ededrons e cobertores?

 

Pois vamos tentar resolver esses tópicos.

Não sou ligada a feng shui, nunca usei tais recursos mas o guia pratico que recebi

de herança me ajuda e já ajudou muitas amigas minhas.

Minha mãe vivia mudando os móveis de posição, era uma mania que me irritava pois

a meu entender essa instabilidade dizia mais de desordem interior que outra coisa.

Lembro-me que uma vez ela insistia que eu mudasse minha cama de lugar pois segundo os antigos, jamais devemos dormir com a cabeça voltada para a  parede onde corre água e se a tubulação for a de vaso sanitário pior ainda...Me parece que o feng shui também orienta qualquer coisa semelhante.

Pois bem, se você em um dia bastante ensolarado, com a janela de seu quarto aberta você olhar para a luz , verá um monte de partículas de poeira se deslocando no ar. Essas partículas, são levantadas com o deslocamento  do ar em nosso caminhar; tapetes; quando arrumamos a cama; quando pegamos uma roupa mais pesada do armário e significa que além da faxina rotineira ,É HORA DA FAXINA GERAL em armários, geralmente a cada dois meses (recomendável)

Esvazie seu guarda roupa, passe uma flanela nas paredes internas, gavetas e varão e jamais use algum polidor à base de água ou que peça que você umedeça a flanela antes de usar, por quê? Porque aquelas gotículas de umidade entrarão nos veios da madeira e formaram colônias de mofo.

O aconselhável é passar cera, aquela de lata como era usada antigamente para passar no chão. Passe e deixe as portas abertas para secar bem.

Forre suas gavetas com papel Kraft antes de recolocar suas roupas.

Enquanto isso leve seus travesseiros só com o forro tomarem sol! É imprescindível matar os ácaros. Eu como sou chata para essas coisas porque sou alérgica a tudo, até a mim mesma, costumo pegar o secador de cabelos e passar por uns 10 minutos também no colchão.

A propósito, vire seu colchão a cada mês, fazendo o rodízio completo, dessa forma êle não deformará e seguramente aguentará os 5 anos em média de garantia, sem deformidades.

É hora de retornar as roupas para o armário.

Cabide plásticos para roupas mais leves e os de madeira para roupas pesadonas como capas,  sobretudos, blaisers, jaquetas  etc...

Tente agrupar suas camisas e camisetas por cores, tipo “ loja” mesmo, isso só facilitará na hora de escolher e combinar o que vestir. Não será preciso revirar tudo à procura de uma blusa ou de uma calça.

As roupas pesadas tenha por hábito cobri-las com plástico, já existe á venda por quilo ou então, se costuma mandar a roupa para lavanderia , reaproveite aquele plástico que vem protegendo sua roupa, o resultado é muito eficaz!

Lingeries – para as de dormir, fiz sacos de tnt, caprichados com rendinha, apliquei missangas e coloco um para cada peça ou conjunto; você acomoda melhor nas gavetas , protegendo-as e acomoda tudo mais fácil. Ah, aproveitei a onda de TNT e fiz sacos de 50x50cm, na cor preta, daquele TNT mais encorpado para colocar roupa suja quando viajo, ficou legalzinho! É uma idéia!!!!!

Se você optar por saquinhos de TNT, faça desses mais encorpados também para as bolsas, evita que as fivelas, correntes arranhem o couro; se optar tb por saquinhos para sapatos, peça a quem fizer que coloque um visor com plástico transparente; você localizará seu sapatos mais facilmente.

Aqui vai um lembrete: se você optou por organizadores em cestaria, deve forra-los e cuidar de lavar mensalmente os forros caso contrário, êles também acumulam poeira, traças e sua roupa não estará conservada, só bem acondicionada!!!!!


Você sabia que os sapatos deveriam ter as solas lavadas a cada final de dia para que não sejam guardados sujos?  sem querer levamos sujeira para dentro dos armários e convenhamos, uma bela falta de higiene..mas calma, calma...eu também não lavo sempre! Minha mãe é tão sábia e tão nojenta com essas coisas de higiene que ao voltar de consulta médicas, laboratório ou de visitar algum doente em hospital, ela nem entra dentro de casa, começa a se despir na lavanderia mesmo para desinfetar tudo. Se raciocinarmos, é o correto; pensa ! quanta bactérias trazemos em um solado de tenis, sapatos quando saimos de um desses lugares!

Meias, também coloco por cores e os lenços, echarpes etc, em uma caixa ovalada de mais ou menos 20 cm de altura, assim ficam todos protegidos da açao de mofo, traças etc.

Lençóis todos ensacados e selados, não há como empoeirar, o mesmo para ededrons, mantas e peças que você tenha guardado para uma eventual visita.

Finalizando, fiz alguns sachets para pendurar nos varões do guarda-roupa, juntei pétalas de minhas roseiras, mais as flores do buganville e ainda as pinhazinhas de dois pinheiros que tenho no jardim; pingo2 gotas de  essência da Giovanna baby, aquela para difusores e assim, tudo fica muito arrumadinho e perfumado até a próxima faxina.

Bem, dizem que aquelas roupas que não foram usadas mais que 2 vezes no ano não nos fazem falta, assim ou você doa ou guarde-as todas em uma caixa de papelão, dentro de sacos plásticos bem fechados aguardando quando a moda voltar, seu regime funcionar ou para repensar melhor qual o destino..Com isso você terá um panorama real do que restou dentro do armário e daquilo que é necessário comprar para a estação que vai entrar e perceberá quanto essa "limpeza" facilitou a visão geral  de seu armário.

 



Photobucket

22 comentários:

  1. Oi Dolly

    Estpu precisando de umas aulinhas mesmo...tenho uma preguiça de arrumar o guarda-roupa!
    Outro dia qdo postei a frente da minha casa vc me perguntou sobre uma planta que tinha contra o muro.
    realmente eu não lembro o nome dela porque era meio complicado.Mas ela dá umas florzinhas amarelas pequenas tipo sininho que é uma graça. Quando tiver flores novamente vou fotografá-la para vc ver.

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ana, sabe? a tarefa de dona-de-casa é muito penosa e nem sempre as secretárias do lar fazem com carinho essas " limpezas". Estou sem empregada desde que me mudei para cá é se não fosse uma agenda onde anoto todas as prioridade me veria perdida.
    Quanto á floriznha, realmente são lindas e se puder fotografar de mais perto tentarei descobrir qual a espécie e quando for a São Paulo providenciarei a compra.
    Beijos Dolly

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, estou me planejando pra dar uma limpa nos armários no feriadão. Hoje, vou sair pra comprar amterial pra fazer uns sachês pras gavetas. Quero tudo cheiroso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Cláudinha, é isso mesmo.
    O ninho aconchegante torna as energias mais vibrantes!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Passei para agradecer sua visita no meu Blog e conhecer os seus 3 Blogs vou olhar com calma já vi que essa dica de arrumar o armario é otima! volte sempre...bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Kátia obrigada pela visita, volte sempre. Já inclui teu blog dentre aqueles que acompanho.
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  7. Querida!
    E poe ordem nisso!
    confesso que estou precisando fazer uma bela faxina e tirar alguns entulhos, mandar para bem longe! Com certeza coisa boa é bom, e pode ser bem reaproveitada.
    beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá minha irmã, que doce alegria recebê-la por aqui. HOje pude ler atentamente os teus testemunhos de cura e só quem conhece verdadeiramente a infinita misericórida do Pai é quem crê...mas chegaremos lá, o dia em que o povo entender que Cristo é a saída, a solução, muita coisa mudará!
    Quanto à faxina, porque será que juntamos tantas coisas?????
    Fique com Deus e volte sempre
    beijos Dolly

    ResponderExcluir
  9. Dolliy querida amei suas dicas , pena que no momneto apesar da minha casa tb estra precisando estou impossibilitada de fazer artes heheehhe, mas vou melhorar. Obrigada pela visita , adoro sue blog , bjs Leila

    ResponderExcluir
  10. Dolly!
    Parabéns! O post está completo e cheio de ótimas dicas...

    Depois dessa, não há como errar na manutenção e limpeza dos armários!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE OU BOM DIA DOLLYSTAR,POR ESTA AGORA É QUE EU NÃO ESTAVA NADA Á ESPERA HEHE RECEBER MAIS UM SELINHO GOSTOSO,MUITO OBRIGADO MESMO LOGO LOGO QUE PODER EU VOU POSTÁ-LO NO MEU BLOG,MAIS UMA VEZ OBRIGADO BEIJINHO.....

    ResponderExcluir
  12. Querida e a primeira vez que passo por aqui e amei seu blog muito interessante, as dicas de como organizar os armarios amei vou voltar sempre ahh linkei voce no meu blog beijos...

    ResponderExcluir
  13. Oi Lidiane, boa noite!!!! pois é, acho que não é questão de errar e sim " criar" mecanismos para essa rotina o que acho meio improvável. Vocês as Amelias levam uma vida que nem quero lembrar como era e sei o quanto é complicado coordenar tudo, ainda se com uma boa empregada!
    beijocas amica...obrigada pela visita!Dolly

    ResponderExcluir
  14. Pois é Nélio agora estamos a 4 hs de diferença pelo vosso horario legal.
    Não acha que você era a pessoa mais indicada a esse selinho??? Teu blog além de possuir o nectar das flores é repleto de clorofila o que transmite paz e serenidade!
    Pelas tuas postagens percebe-se a tua sensibiliade; é um colírio para os olhos, manual de como amar, cuidar e respeitar a natureza! Agora, lindas mesmas aquelas 3 boquinhas a espera de comida! Amei aquela foto, parabéns!
    Um abraço do nordeste brasileiro
    Dolly

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosangela, obrigada pela visita, volte sempre. Tb linquei teu blog que amei!!!!!
    Fica com Deus, boa noite
    Dolly

    ResponderExcluir
  16. Querida tem selinho lá no meu barraco.

    ResponderExcluir
  17. Oi Eliana, tô calçanado os patins para chegar voando lá antes que feche o barraco e vá dormir!
    bjs e brigadão por lembrar de mim
    Dolly

    ResponderExcluir
  18. Ola, gostei do tema, não ha nada mais gostoso so que gavetao e armario arrumadinho, mas começar é sempre complicado, Tambem usei cera no meu embutido de madeira, realmente preserva a madeira q dá um cheirinho gostoso à roupa. Ser domestica, precisa realmente dedicaçao, eu nunca tive domentisca, a casa nao é grande, mas tratar da casa inteira, roupa, almoços... é preciso amar mesmo, como tenho algum tempo à semana evito deixar pro final de semana essas tarefas para pudermos gozar bem a familia. O que acontece é que como não vêm o meu trabalho, às vezes sinto que nao o valorizam. Uma beijoca e bom final de semana. Su.

    ResponderExcluir
  19. Olá Susana, prazer em recebê-la por aqui...Você tem razão quando diz em fazer as tarefas de casa durante a semana para aproveitar o final de semana junto á familia. Lembre-se jamais se deve por a casa em primeiro lugar para não correr o risco de ficar com a casa e sem o marido.
    E outra, trabalho doméstico não tem fim..ainda que sejamos organizadas, que façamos um pouco por vezes é mesmo estressante mas, compensador!
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  20. Amiguinha, que showwww de post!!
    Estou embasbacada e sabe pq?
    Pq estou numa briga feia comigo mesma pra reinventar meu armário e deixá-lo bem linnndo!
    Te confesso que me dá uma preguiça de esvaziar tudo...afff!!!Mas enfim, ter que ser feito não é? E o tempo que eu nãaaooo tenho? Quer vir pra cá e me ajudar? :o))
    Ser minha personal armário ou armário personal...rssss. já deve ter um nome certo pra quem organizaarmários, ambientes...
    As ideias que vc deu são ótimas e tem tudo que eu pecisava em termos de novidades.
    Excelente! Eu vim pra buscar os selinhos e pstá-los no final de semana, mas qundo vi este post, lucinei...rsss....
    agora volto lá para os selinhos, depois venho com mais calma ver tudo.
    boooooooooooooo

    ResponderExcluir
  21. Como você consegue ser tão doce menina? sabe que te vejo como uma menininha ainda que com esse véu indiano no rosto????
    Arrumar armários acho que é maçante para tds e para aquelas que são como eu que guardam fitinhas, etiquetinhas ahahahahha
    Já existe sim, as organizadoras do lar e por um acaso, minha ex cunhada fazia isso..aliás, depois de minha mãe, não conheci alguém mais organizada que ela no quesito limpeza de armários!!!!
    Qdo eu for a São paulo, se vc for de Sampa, vou te dar uma mãozinha ahahah me aguarde!
    beijocas lindinha...arrume um tempo para você antes de mais nada! A vida é um minuto que passa, não esqueça.
    Dolly

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...