terça-feira, 28 de abril de 2009

HOJE É O DIA DA SOGRA...


ESTA É MINHA SOGRA!!!!

Uma gaucha com pouco mais de 1,50 mts de altura e um gigante em sabedoria, gentileza, docura! Companheira presente em todos os momentos, rodeada de uma centena de amigas e familiares que está quase saindo dessa vida deixando  um imenso jardim de flores semeadas com sua generosidade.

Esposa de militar do exército, enviuvou aos 58 anos de idade, seu primeiro grande golpe. A familia perdia um lider e ela recebeu a missão de cuidar, apaziguar, unir e orar muito por seus 3 filhos homens e respectivas famílias. A essa época meu filho mais velho estava com 10 meses e pode, preencher as lacunas deixadas pela partida de seu amado esposo, até porque só nós moravamos em São Paulo.

Passado alguns anos, um golpe ainda maior, a morte de meu marido, seu primogênito amado e aquela coluna resistiu sem nenhuma trinca. Quis ainda os designios  levar seu filho do meio, também militar, assassinado brutalmente em um assalto no Rio de Janeiro e que representava a ela, o ponto de equilibrio. Zeloso ao extremo dedicava todas férias em São paulo ao lado dos familiares e assim, de golpe em golpe, nossa querida Nadege, forte como um carvalho que suporta todas as tempestades, se verga mas não se rompe, foi vivendo até que foi pega pelo Alzheimer!

HOje, o sustentáculo de nossa família, de suas grandezas quase não lembra mas, lembra diariamente de agradecer a Deus e pedir proteção aos que restaram!

Não podia deixar passar essa data sem homenagear a grande mulher na figura de minha sogra que acolheu meu segundo marido como filho; como acolhe a todos igualmente! Uma mulher que levantava as 6 hs da manhã e enquanto a empregada preparava o café da manhã ela ia correndo até a padaria buscar os pães para a " merenda" de 6 indigentes que diariamente e por anos ela acolhia em sua garagem para alimentá-los..Que nobreza! Não pensem que era um simples café com leite, não!!!! era com luxo e pompa; bandeja, canecas de louca, pão com queijo, presunto e ainda frutas. Ela queria ter a certeza de que se êles não ganhassem mais nada para comer durante suas andanças, pelo menos um pouco de alimento haviam recebido...

Isso chama-se AMOR INCONDICIONAL! Esse é o sentido de AMAI AO PROXIMO COMO A TI MESMO! Ela é única, insubstituível..

Semana passada meu filho mais velho ligou no domingo e disse, mamãe, a vovó Nadege está ha dias chamando por você e como por um milagre êle a colocou ao telefone e ela lembrou de mim e perguntou pelos bisnetinhos que pouco conheceu...

Difícil não seguir seus passos, difícil não ter gratidão a quem me dedicou 15 anos de companheirismo e lealdade..a quem me ensinou os caminhos da fé cristã e principalmente a confiança que devemos ter em Jesus no perserverar e vencer cada batalha ,,,

Pois é, nesse mundo onde existem sogras e sogras, hoje também sou sogra, muito longe da nobreza de minha amada Nadege, sei que não podemos mudar o curso do rio mas certamente, se me perguntassem se eu seria capaz de reescrever a mesma história sem dúvidas diria sim...Nossa sofri e como sofri mas ela, de mãos dadas a meu lado, colhia cada lágrima, acalentava minha alma e em sua sabedoria dizia baixinho, VAI PASSAR!

É isso minha gente, a única coisa que deixo a vocês é que reavaliem tudo...a vida é muito curta...nós temos que fazer a hora em nome do amor...Não estou dizendo  se anular ou que tenham que abdicar de seus sonhos mas reavaliem porque as vezes pensamos que mudanças nos farão tão bem e quando conseguimos mudar, daríamos tudo para voltar ao lugar que estávamos sabem por que? Porque é a nossa essência que tem que mudar, é a nossa maneira de enxergar as pessoas que tem que ser mudada...todos temos qualidades e defeitos mas as vezes insistimos em olhar só para os defeitos anulando assim, o lado positivo, generoso das pessoas...

Eu aprendi a lição! Hoje sou melhor e devo isso à Nana...minha doce e amada Naná!

 

Photobucket

21 comentários:

  1. Oi Dolly...
    Eu adivinhei o dia da sogra...Ontem eu postei por acaso sobre aquele assunto no post, acho que eu estava adivinhando mesmo.
    Que linda sua história!As pessoas boas marcam nossas vidas e somos eternamentes gratas a elas...Parabens por ter tido a sorte rara!
    EDNA

    ResponderExcluir
  2. Oi Dolly

    Fiquei emocionada ao ler teu texto...quantas provações ela passou! e vc também...
    A vida é engraçada...porque tem que ser assim? que bom que ela tem vcs que a amam muito.
    Eu e minha sogra nos damos muito bem ,ela tem 77 anos e mãe de sete filhos...as vezes fico admirada da fibra dela!
    Dolly vc tinha que ser escritora!!!

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  3. Dolly, querida a sua sogra! Ela passa no semblante a mulher de fibra que vc revela no que nos contou da vida dela . Eu tive duas sogras , a primeira passou pela minha vida como meu ex marido, não me ensinou nada ,não deixou nada em mim, a segunda que era uma linda pessoa, infelizmente já se foi e esta sim teria valido a pena ficar mais tempo com ela, deixou no entanto seu lindo filho pra mim, uma pessoa maravilhosa pela educação que recebeu.
    Parabéns a sua sogra e se puder de um beijo nela por mim, bjs Leila

    ResponderExcluir
  4. Deus nunca dá a cruz maior que podemos suportar... ela soube levá-la com firmeza não é?Que lindo, não tive a sorte de ter uma sogra assim , mas amooo de paixão minha avó. elas nos ensinam a sermos pessoas melhores. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  5. Dolly, foi um prazer ler seu texto tão rico de emoções, eu não conheci a minha sogra, meu marido é filho unico, e pelo que sei foi uma pessoa incrivel,a sua sogra - a eterna sogra da dolly será assim lembrada, certamente. bem, quando seu livro estiver pronto me avise, já me vejo na fila do autográfos, adoro vc escrevendo... beijos e feliz dia da sogra.!

    ResponderExcluir
  6. Dia da sogra? Aff, não tenho, que pena!!! rsrs...
    Seus blogs são mto agradáveis!
    Bjokas
    Lets

    ResponderExcluir
  7. Chorei.
    Amei.
    Obrigada por dividir sua vida comigo.
    Você é especial, Dolly.
    Muito

    ResponderExcluir
  8. Parabens, mais que belas palavras são os sentimentos magnificos sentimentos......que nos envolve ainda neste mundo que as vezes achamos q esta perdido, mas nada e mais forte que o AMOR.

    parabens

    bjos cassia

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dolly!
    Nossa! Que homenagem linda, mulher! Li seu texto compenetrada, presa palavra a palavra. Meus parabéns por texto e homenagem tão lindos.

    Graças a Deus, tenho uma ótima relação com minha sogra. Dei sorte! :D

    Ah! Pois os vasos são mesmo interessantes, não é? Também nunca tinha visto nada igual nem tão prático. É massa ter uma assim para colocar aquelas flores que ás vezes um convidado nosso traz. Pronto! Já está ali a mão...ah! E também é a prova de netinhos traquinas! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Queridas amigas Edna, Ana, Leila, Angela, Flávia, Cassia e Lidiane
    A vida é muito intrigante e comigo acontecem coisas que nem eu mesma consigo explicar, essa por exemplo.
    Amo essa mulher demais da conta, fui a filha que ela não teve e talvez ela a mãe que sempre precisei.
    Acho que nós blogueiras temos responsabilidades as quais nos propomos ao iniciar essa caminhada mas, a vida não é feita de superficialidade e acho impossível eu me colocar diante desse pc todos os dias, sem dividir minha essência.Claro que nem tudo pode e deve ser declarado; claro que aqui não é divã de analista mas, as vezes é preciso abrir um pouco mais o leque para que o caminho vire estrada. Assim, tenho escrito algumas frases ao longo desses anos, em tom de desabafo,ou em crises e como todas, em algum momento em que estamos menos felizes mas hoje fui atacada, me perdõem! Quando decidi render uma homenagem ao símbolo da "mulher sogra" era impossível não escancarar a alma, não arrebentar as vidraças até porque bons ensinamentos devem ser repassados e tenho certeza, para alguém, se não hoje, um dia talvez, essas palavras serão lembradas, servirão de exemplo, porque o tempo chega para todos e com êle não só o amadurecimento mas o arrependimento por ter-se podido escrever uma história diferente e perdemos as chances.
    quando terminei a postagem tive uma crise de choro como há muito não acontecia, sentia que era preciso resgatar alguma coisa mais minha mão não alcança mais, é uma dor muito grande saber o quanto é implacável o tempo!
    Essa doce criatura que conheço há 48 anos, e convivo há 35 jamais falou uma só palavra sobre a vida de alguém, e isso é sabedoria a ser aprendida porque a maldade é formatada no cérebro mas a executora é a lingua e dai para frente outras milhares de lições que armazenadas formaram meu guia de vida.
    Obrigada pela presença, pela leitura pois sei que sempre me alongo mas não sei escrever diferentemente; tudo que escrevo e escrevi por toda minha vida sempre foi pleno de detalhes!
    Um beijo a todas e fiquem com Deus!
    Carinhosamente Sônia (a dolly não viveu essa linda história)

    ResponderExcluir
  11. Querida Dolly,

    Sempre que venho aqui é pura reflexão, fiquei emocionada e feliz em saber que existem pessoas assim, como vocês duas.
    Essas palavras são mágicas:
    Vai Passar...

    Beijinhos carinhosos para vocês.


    Menina, como coloco no blog um selinho que ganhei? estou até com dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  12. Solange e Lets me desculpem, só agora vi que havia 2 comentários retidos no Painel, ainda a serem publicados. Assim, leiam por favor o texto coletivo que respondi, extensivo agora também a vcs duas!
    beijocas dolly

    ResponderExcluir
  13. Olá Lourdes, pois é VAI PASSAR a gente só administra mesmo quando se amadurece porque enquanto jovens estamos sempre prontas a guerrear contra tudo e todos!É a velha história de respirar fundo antes de falar ou contar até 3, não é?
    Beijos amada, tenha uma noite serena, dolly

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga...
    Que linda história e exemplo de vida. Merecedora de um livro!
    Um encanto sua sogra...

    Te confesso q estou em lágrimas c sua história; pois familia é um assunto q mexe muito comigo. Por q aqui foi o contrário, a perda de meu pai (tb militar) trouxe desunião e deixou a familia em cacos. Mais é assunto p outra ocasião...

    Fico feliz por vc... E te admiro muito. Um exemplo de força, superação, coragem, persistência, bondade...
    Aprendeste direitinho c ela, hein...
    Bjo grande querida...
    E que Deus permaneça ao lado dela, dando a força, vida e saúde que ela precisa, p permanecer ao lado de vocês!



    Ahh, detalhe: eu e minha sogra não nos damos muito bem...
    Bj Bj Bj

    ResponderExcluir
  15. doce Patrícia obrigada pelas palavras sempre muito estimuladoras; me entristeceu saber o rompimento que houve em sua familia e espero de coração que esse quadro possa ser reversível e que as mágoas possam um dia ser superadas.
    beijinho querida amiga
    Dolly

    ResponderExcluir
  16. que lição de vida....Gostei muito do que li

    ResponderExcluir
  17. Passei aqui p ler o seu recadinho...
    é o q também espero e rezo todo dia p q isso aconteça logo!
    Um dia ainda terei oportunidade de te contar o q aconteceu...
    bjo

    ResponderExcluir
  18. dolly,

    não sei como e porque, mas eu não li esse seu post no dia da publicação, mas só hoje, por acaso.

    fiquei muito emocionada com o relato, e com o amor que você dedicou e ainda dedica à sua sogra. ela parece ser daquelas mulheres à moda antiga, que a gente vê nos romances, a quem a família recorre nos momentos difíceis e que junta todos nas horas festivas. isso é muito bom.

    eu perdi a minha, num atropelamento brutal e covarde, uma semana antes da minha caçula nascer, 24 anos atrás. ela não era assim como a sua, pelo contrário. era uma mulher fraca, mas muito boa. a gente se dava bem, mas à distância, que ela não era de muita visita.

    eu procuro ser uma boa sogra. espero que consiga!

    bj

    ResponderExcluir
  19. Fátima que delicia saber que essa postagem não foi vista como melodramática e sim como um depoimento de gratidão. Essa baixinha,mãe da doçura quando partir vai deixar um vácuo dentro de nós. Orientamos a senhora que toma conta dela para que TUDO que ela mais gostava fosse preservado assim,o lápis cinza nas sombrancelhas, os brinquinhos e a manicure semanalmente para cuidar de de seus pés e mãos.qualquer um que chegue a qualquer hora a encontrará sempre impecável e mais importante, ainda que já quase sem memória, todas as tardes a leitura da biblia e as orações devem ser feitas porque esse era seu desejo maior! Antes do Natal aconteceu um fato lamentável mas que achamos ela não ter dado conta. A Acompanhante da noite juntava as camas para que ela não levantasse durante a noite. Era um final de semana e a neta da acompanhante, por essas coincidências do destino, quis ficar lá tb..Foi tudo por Deus! a mocinha levantou pela manhã e estranhou o fato da avó não ter levantado para preparar o café e quando foi acordá-la, viu a pior cena:a avó havia morrido de mãos dadas com minha sogra..Pode imaginar a cena? Graças a Deus a menina teve presença de espírito, ligou para a governanta que chegou correndo para afastar as camas e poder tirar minha sogra de lá para que a familia tomasse as providências com a falecida!O lindo dessa triste cena, era saber que elas dormiam de mãos juntas o que significava a ternura que a senhora dedicava a ela! Sem contar ainda que a outra " velha" empregada, mais amiga que empregada pois viva lá há 40 anos, tb morreu há 2 anos tb na presença dela. Assim, temos certeza de que Deus a vem fortalecendo, em cada luta, mesmo nessas mais terríveis.
    Sinto pela tua sogra com uma morte muito precoce e talvez aquilo que vc enxergava como fraqueza, coitadinha, fosse tão somente fruto da vivência dela; falta de estímulo, excesso de lutas, sabe-se lá o que. Não acho que ser fraco seja opcional, a fraqueza, o descolorido com as coisas da vida são decorrentes das lutas, das dificuldades do dia a dia, não acha? a Vó Nadege ficou essa fortaleza quando descobriu que não estava só e creu que jesus era seu companheiro fiel..Aí de um simples gatinho transformou-se nesse valente leão, aliás valente até no sobrenome que carrega!!! Pois é, me orgulho de ter sofrido o cão que o diabo amassou para poder me fortalecer nos exemplos dela...
    Hoje somos sogras e como você, procuro ser boa e fazer um pedaço do percurso que a minha fez..Quem sabe, consiga colher aquilo que venho semeando...
    bjs e obrigada de coração!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Dolly,

    encontrei seu blog pesquisando por nasperon em criado mudo, sorte a minha, porque pude ler esse texto maravilhoso onde você expõe sua sogra de uma forma tão generosa, isto é, sogra e mãe para você. Imagino quanta coisa interessante você aprendeu com ela. Linda esta homenagem. Seu blog é cheio de coisas belas e inspiradoras, além de que você é um ser humano nota 10. Também moro em Fortaleza. Abraços.

    Rosa

    ResponderExcluir
  21. Olá Rosa, que prazer receber uma cearense por aqui e com palavras tão generosas. Pois é, minha sogra era tudo isso que escrevi e mais alguma coisa e só transmitiu a todos que cruzaram sua vida boas lições de aprendizado, infelizmente agora ela está fora do ar com alzheimer e sua partida será uma grande perda para todos nós. Eu moro em Eusebio e quase nunca vou a Fortaleza mas não suma não, quem sabe um dia poderemos nos encontrar para um cafezinho e fazer nascer uma amizade, o que achas?
    Um abraço e volte sempre que quiser
    Dolly

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...