segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A PRIMEIRA CHUVA CHEGOU



No norte e nordeste, o período entre janeiro e maio é considerado inverno, quando as esperadas chuvas acontecem. Regularmente caem abundantemente durante toda a noite e parte da manhã mas depois, o sol abre lindo, claro e quente. É nesse período que o verde mostra todo seu vigor em todos os matizes, os jardins ficam floridos para encanto de todos.

Ontem tivemos o primeiro dia nublado e com chuvas intensas pela manhã e hoje, pude contemplar meus jardins com um verde intenso, brilhante e as flores nascendo exuberantes.

Vejam que maravilha, notem o brilho das folhas:






Meus mini lacre, acredito parentes da ixora...esses florescem o ano todo



A Ixora de vermelho intenso





Esta, semeada talvez pelos pássaros, domina todos os canteiros mas é de um lillás tão delicado, que vale a pena contemplar





A mini alamanda ressurgida das cinzas...


Outra espécie de alamanda




Meu buganville dobrado ao lado do novo salão  que resistiu bravamente às pisadas, cimento, cal



Os hibiscus




olha só, consegui flagrar a borboleta!


Ainda quero entender porque esse hibiscus é chamado de "papoula"



Essa é outra praga que se propaga por todo jardim, mas muito linda e delicada, de um coral intenso, a "Bailarina"




Agora estou toda cuidadosa com essa delicada florzinha que apareceu no canteiro central e que certamente ama a sombra, desconheço seu nome e se alguém souber, me fale por favor!!!! preciso mais detalhes sobre sombreamento, reprodução etc




Esse foi meu presente de Ano Novo, contemplar tudo quanto a natureza me presenteia

15 comentários:

  1. oi Amiga

    Tuas fotos estão maravilhosas!!! amei todas as flores, adorei a sua bailarina que nasce aos montes pelo jardim. E que arraso a foto com borboleta e tudo.
    hoje eu ia contar uma coisa no blog mas até achei que as pessoas achariam que era mentira.
    coloquei uma almofada verde de hibisco bem colorido aqui na cadeira da varanda do ap e veio um beija flor e ficou tentando bicar a almofada.!!! pena que não estava com a maquina nas maos. Morri de pena do coitadinho!!!
    menina, acrdeita que a analu teve que voltar pra porto alegre meio de repente e não pudemos nos encontar novamente????
    é o destino, ainda não era pra ser.

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  2. Quantas plantas maravilhosas, que delicia. Assim só é possível ter ano maravilhoso e cheio de alegria, vou pedir muita saúde para completar o "clima"...beijosss

    ResponderExcluir
  3. Dolly querida , estou a mil fazendo muitas coisas e sem tempo , só terminando minhas costuras e organizando a vida para poder viajar. Mas não poderia deixar de vir ver tuas flores, que lindas , emtão a chuva chegou por ai ?? Aqui caiu um temporal ontem a tardinha fez estragos e hoje tb quase entrou agua na nossa loja, eu fui no medico que trocou alguns detalhes da fisioterapia pq eu estava sentindo mais dores e me deu remedio tb, acho que agora vou melhorar.
    Sabe essa flor que chamas de bailarina minha avó materna, a que fazia as artes de papel lembra ?? Ela adorava as flores e essa era uma flor de sua preferencia , como eu lembro ela brincando com essa flor , na casa dela tinha um pé imenso delas. Ah saudades hehe.
    E o carrinho??? Tá animada pra sair passeando por ai ??
    Boa noite amiga, beijos pra vc !!

    ResponderExcluir
  4. Dolly, que encanto de jardim! Ri sozinha com a minha cara indignada dizendo quase em voz alta: Mas isso é praga!? Com essa cor e esse nome?! As bailarinas caíram nas minhas graças. Curta muito esse espaço, um presente lindo! Beijo

    ResponderExcluir
  5. vc é privilegiada por ter espaço p ter tantas maravilhas.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  6. Ai Dolly, que paraiso! Que lugar mais abençoado. Hibiscus é a minha flor.
    A naturaza sorri para teu nobre coraçao.
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Oi Dolly, querida! Que lugar aconchegante! As flores estão lindas...um presente do Criador para vc e para nós que te visitamos,né?
    Amei ouvir minha música aqui logo de entrada; não sei porque, mas me lembra a África.
    Beijocas. Que Deus abençoe o seu dia!
    Deixo-lhe este texto bíblico:"Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele!"

    ResponderExcluir
  8. es un gozo para la vista,es precioso,los hibiscus me encantan...pero me quedo con todas........jajaja.....es que son preciosas,felicidades por tanta belleza

    ResponderExcluir
  9. Que lindas suas flores, por aqui anda chovendo muito, por sorte, pegamos sol na praia!

    beijos e um lindo 2010 pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  10. Oi minha querida amiga, como foi de festanças de fim de ano?

    Quero desejar a vc um 2010 especialmente brilhante, repleto de coisas maravilhosas, muita paz, saúde, amor e prosperidade e que Deus te abençoe a cada novo dia desse novo ano que se inicia!

    AMEI suas flores, são muito lindas! Eu adoro hibiscus, e esses são estão especiais!

    Beijoca bem grandona =]

    ResponderExcluir
  11. flores lindas, fico feliz que esteja rodeada de tanta belezas, beijo enorme!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo esse jardim! É verdade que a chuva trás esse verde mais intenso. Aqui tem chovido também todos os dias, mas com o frio o gelo queima tudo :(

    ResponderExcluir
  13. Maria de Fátima diz:
    Adorei suas flores eu também amo a natureza e tenho as minhas flores também, numa pequena chácara aqui no Ceará. Por enquanto tá seco mas o Criador de todas as coisas vai com certeza noa agraciar com boas chuvas ainda
    Beijo e sorte!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sou Vera Lucia, gaúcha residente em Florianópolis e tenho 60 anos. Não tenho um blog, sou internauta há muito pouco tempo, mas viajo em muitos mas o teu é especial e já estás no meu "favoritos". Adoro a forma como escreves!
    Muito prazeroso estar por aqui.
    Até mais!
    Vera Lucia

    ResponderExcluir
  15. Olá Vera, bem vinda, mas muito bem vinda mesmo!
    como não tens um blog menina? Blogar parece que é mesmo para nós da terceira idade; aqui nos reciclamos em tudo, seja na escrita, nas artes, idéias, conceitos etc...não quer repensar melhor e optar por abrir um também? TEnho certeza que alguma habilidade tens e se não tiver, abra um igualmente, com poesias, desabafos, broncas e coisas do gênero.
    Foi muito bom ler teu comentário e saber que a forma como escrevo te conquistou mas saiba que tudo aqui é cheio de verdades e o retrato fiel de minha personalidade.
    Fica com Deus e amiguinha, não esqueça: ABRA UM BLOG! vc vai conhecer pessoas lindas demais e ampliar teu círculo de amizades.
    Beijocas, volte sempre

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...