quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ACONTECEU TAMBÉM COMIGO

Venho acompanhando aqui na blogosfera, mais precisamente em nosso círculo de seguidoras, que alguns trabalhos vêm sendo VERGONHOSAMENTE publicados sem os devidos créditos. Além da caracterização de crime de roubo de imagem ou texto sem os devidos créditos, o que me assusta é a imperícia de quem pratica referido ato.


Eu mesma já declarei que, antes de ser blogueira, mal informada no be-a-bá da net, copiava imagens, enriquecendo minhas pastas com figuras que amava e como nem me passava pela ideia ser blogueira, muitas delas ficaram sem identificação mas, eram figuras que se encontram aos milhares, quase sempre extraídas de revistas especializadas, telas de famosos etc. Agora, convenhamos...publicar fotos de PAP,apostilas, de trabalhos criados a partir de sua propria criatividade artistica e nem sequer mencionar o autor é de extrema deselegância...

Calma, vou clarear tudo agora:

Nesta data, logo cedo, recebi um email de uma minha amiga encaminhando algumas fotos, com o seguinte texto:

OI SÔNIA ALGUMAS COISAS DE DECORAÇÕES SE NÃ SERVIR LIIIIIIIIIIIXO!!!

À medida que vou baixando, encontro algumas fotos publicadas em meu blog e que, por terem sido extraídas da net, não me causaram espanto..mas essa, me fez amarelar. Quero ressaltar que essa minha amiga nem blogueira é, não navega por blogs mas adora colecionar imagens de objetos de decoração , ambientes e paisagismo.

Vejam:




Imediatamente peguei o telefone e perguntei à minha amiga de onde ela havia extraído essa foto, já que é de meu porta chaves, criado a partir de dois retalhos de madeira encontrados aqui em casa, quando da compra do imóvel, mais detalhes aqui

O por quê de minha fúria??? viram que a imagem ganhou até uma moldura?
Estou pouco me lixando pelo valor comercial da peça ou mesmo se outros artesãos farão mais bonita, caprichada ou mesmo usando outras técnicas etc. A mim, o que importa tão somente é que do pouco que se consegue ler na referida moldura é que foi encontrada na web..e quem é o autor???

A idéia era promover o reaproveitamento de materiais encontrados pelas ruas, em demolições e muitas vezes dentro de nossas casas...

Não sou artesã nata, hoje na vivo mais e nem sobrevivo daquilo que faço mas, acho que respeito e consideração é mais ou menos como educação, cabe em qualquer lugar. Essa história de usurpar imagens e textos sem referidos créditos deve ser denunciada sempre. Obviamente, como tantas outras, também copio algumas idéias mas sempre tenho o cuidado de fazer minhas adaptações, mudando praticamente quase tudo, para que no futuro não seja rotulada como mera copiadora de artesanatos. Fortunatamente, tenho um enorme acervo de revistas de décadas passadas onde pode-se encontrar a grande maioria dos artesanatos tão difundidos hoje em dia,  com outros materiais e técnicas denotando-se que nada se cria, tudo se copia...

É muito diferente olharmos uma foto em revistas e repetirmos o trabalho porque subentende-se ser esse exatamente o intuito  da veiculação: o aprendizado, a multiplicação, criar mecanismos de sobrevivência a milhares de desempregados que hoje sobrevivem graças à economia informal. Eu mesma já fiz algumas publicações para revistas, no passado e, no momento das fotos a serem publicadas, fui obrigada a assinar um termo onde fica estabelecido que a partir daí, jamais poderia reclamar " direitos autorais".

É muituo lamentável e triste tudo isso mas,,,VAI PASSAR!



16 comentários:

  1. Oh!!! Querida amiga! Es una lástima que existan personas tan pobres en etica y moral , pero lamentablemente es así! y nos toca "convivir" con ellas en este mundo , en el cual , gracias a Dios ,también encontamos personas legales y encantadoras como me ha sucedido a mi al encontrarte a ti y amigas semejantes a ti.
    Pero siempre hay el "listo" de turno que se aprovecha del trabajo de los demás atribuyendoselo como suyo. Pero como has visto , el tiempo y la vida siempre los descubre.
    Mi apoyo en contra de los fraudes ,y todo mi cariño y admiración para ti .
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Querida!!!
    Como vai?
    Fico muito triste quando vejo estes acontecimentos.
    É muito deprimente.
    Saudades de você.
    Beijinhos.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, imagino o quanto ficou triste e decepcionada com este "roubo" on line. Infelizmente estamos vendo esta triste situaçao com muita frequencia!
    Esperemos a conscientizaçao dos colegas, né?!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  4. oi Amiga

    Imagino o quanto te chateou!!!
    lembro muito bem do quanto vc ralou pra inventar algo bonito com os restos de madeira, vc já tinha me mostrado as fotos!!!!
    Sacanagem!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dolly,

    Não só é desgradável como inconcebivel, mas enfim vive-se uma crise de valores sem precedentes em que o respeito pelo próximo deu lugar á usurpação.

    Um grande abraço para si,

    Maria Lemos

    ResponderExcluir
  6. Puxa Dolly realmente chato isso!!!Eu também quando sei de quem é a imagem, coloco...e quando não sei evito de colocar na net...Mas tem gente que não tá nem aí mesmo...Eu lembro dessa sua peça antes de ficar assim... Mas sabe é como diz meu filho :"Mãe seja uma brasileira diferente, acredite nas pessoas...se os outros forem desleais problema deles"...Logo passa mesmo...
    Bjs
    Zu

    ResponderExcluir
  7. Oi Dolly, querida! Fui lá no seu post e fiquei encantada com o coité, vasinhos nas árvores, decoupage em cesto de vime, vasinho pintado com tinta de couro e o seu lindo porta chaves.
    Dolly, se não colocarmos nomes nas fotos, muitas pessoas copiarão mesmo, sem escrúpulo algum. Outras são éticas e fazem citação.
    Fiz um post sobre os cartões que meus pais trocaram qdo eram namorados, e coloquei o nome do blog. Coloquei tb alguns postais antigos da África e coloquei nome.
    Acho trabalhoso, mas quero passar a colocar nome em todas as fotos dos meus posts.
    Minha irmã é Psicóloga e diz que se estamos sendo copiados é porque somos admirados. Eu acrescento que se somos copiados, sem citação, além de admiraods, estamos sendo invejados...rsrsrs. Vc concorda?
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  8. Abominável isto....lamento viu amiga...

    ResponderExcluir
  9. Oi Dolly! Voltei para reparar o que eu disse; não quero julgar especificamente esta pessoa que copiou, pois talvez o tenha feito por ingenuidade; eu disse aquelas coisas me referindo às pessoas que agem de má fé.
    Está bem, querida? Agora que ficou super original, ficou...assim todos querem copiar...rsrsrsrs.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Olá querida... é assim as pessoas que fazem tal acto, não são capazes de criar nada e suas mentes são embotadas, jamis terão o sentimento de roubo e de culpa, por isso não fique chateada, não é só ne net que fazem tal coisa, é também fora da net... muitas vezes roubam as nossas ideias mias originais, eu já passei por isso e nem ligo mias, sabe porque? continuo a ter uma mente de artista, onde constantemente brotam ideias e mais ideias, portanto pense assim também sei que é criativa e isso ningu´+em poderá tirar de vocer e nem roubar a sua criatividade e a forma como se expressa... continue querida... faça mais e mais e o resto é o resto... beijinhos . adorei o porta chave.
    Lucia Zani

    ResponderExcluir
  11. Oi Dolly!Fiquei aqui de boca aberta!
    bjk

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, chato mesmo. Tenho uma amiga que estuda comigo que faz Biju lindíssimas está lá no meu orkut; no ano passado aconteceu um caso assim. Copiaram as fotos do orkut dela e colocaram em outro que também fazia biju, ou seja publicaram como se eles é que tivessem feito. Aconselhei a colocar marca d'água nas peças que ela faz. agora ela fotografa as peças em alguma modelo ou nela mesma.
    Sem noção.
    Bjs
    Lita

    ResponderExcluir
  13. Sua indignação é totalmente compreensível, e acho que não custa nada esta pessoa informar o autor legítimo do trabalho.

    Isso acontece com mais frequencia do que imaginamos, principalmente com imagens e posts.

    Você já registrou seu blog no site "My Free Copyright" (http://myfreecopyright.com/)? Se ainda não, vai lá e registra para ter um pouco mais de segurança... Mas isso não vai resolver.

    Eu registrei meu blog logo no início, aprendi com uma amiga blogueira, e mesmo assim um dos meus posts foi copiado e não recebi nenhum alerta nem nada, e aparentemente a pessoa que copiou não teve problemas em fazê-lo. Para minha sorte, essa blogueira não agiu de má fé, eu fui conferir e constatei que ela informou a fonte do post (o endereço do meu blog estava lá). Por isso eu só deixei um recado pedindo que da próxima vez em que ela fosse retirar algum material do meu blog, me avisasse para eu estar ciente de que encontraria uma cópia em algum lugar na blogsfera. Acho que tive sorte, porque ela foi compreensiva e educada, ficou bem claro que foi só uma falha de comunicação mesmo.

    Já no seu caso, a coisa foi bem chata mesmo, já que alguém praticamente se apossou dos créditos do seu trabalho.

    Hoje para saber se algum material foi extraído do meu blog eu acesso esse site: http://www.quemmeama.co.cc/

    Ele vai fazer uma busca na net e te mostrar onde e quando seus posts foram clonados.

    É isso... Fica aí a dica.

    Bjinhu

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. oi doly ! adorei conhecer pelo menos a tua voz ! quem sabe um dia vamos nos conhecer ao vivo e a cores! muito chato isto que acontece contigo- e descobriu qual blog estava? concordo contigo que a gente copie, tenha ideias , um parametro para algum artesanato mas contr c e contr v já é outra coisa- os blogs estão aí para gente distribuir ideias, multiplicar mas não colar e pronto - isto é coisa de quem não sabe fazer nada e quer ter um blog- e o que se ganha com isto - nada! legal é tu saber que está passando algo para quem passa por aqui!
    e eu me lembro do tempo desta postagem , dos restos que tu mostrou prá gente e num passe de mágica se torna um coração-
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Vim agradecer a visita e comentário. Tornei-me sua seguidora.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Deve ser horrível a sensação de ver algo que é seu, seja texto ou obra manual, ser furtada. Porque é exatamente isso, um furto. Sem créditos, sem nada??

    Infelizmente, isso é comum, e até demais... espero que você esteja se sentindo melhor. Se for possível, depois de um susto desses...

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...