quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ESSA IDÉIA EU RECOMENDO

Photobucket

Meses atrás tentei encontrar no site da Tia Martha  e sem êxito,fotos de umas velas que ela havia ensinado há quase 10 anos,  em seu programa diário. Hoje, passando por lá, acabei encontrando  e agora vou mostrar a vocês
Ela montava um jantar onde era servido de sobremesa um creme de limão siciliano e toda a decoração era feita com velas confecionadas em cera de abelha e moldadas na propria casca do limão..Meninas,  façam porque o efeito final é surpreendente.

Essa é a foto encontrada no site da Martha


Nesta foto as velas estão desenformadas mas durante o programa, ela montou a mesa com as velas dentro dos moldes (casca de limão); chiquérrimo demais

Receita para 24 velas

12 limões sicilianos
1 kg de cera de abelha
10 ml de óleo essencial de limão
pavio

Corta-se os limões longitudinalmente e espreme-se até que saia todo o sumo. Depois, cuidadosamente com uma colher, tire todo o bagaço e aquela membrana que fica na casca. REserve
A seguir derreta em banho maria a cera de abelha até que atinja 180°, retire o vasilhame do fogo e adicione o óleo essencial de limão.
Despeje vagarosamente nas cascas dos limões e coloque o pavio previamente cortado em 10 cm. Enrole cada um em um palito de fósforo grande ou palitos de churrasco, partidos ao meio.
Pronto, agora é só esperar secar e estão prontas suas velas. NO jantar que a Martha preparou, ela usou um fruteira com pés onde colocou algumas velas, as restantes foram colocadas aleatoriamente sobre a mesa.
O mais interessante é que eu havia comprado um saldo de uns anjos em terracota que me serviram como castiçais, ainda bem que sobrou um para mostrar a vocês





Aqui está a vela desenformada, com os sulcos da casca molde...lindo demais, a não dizer da fragância que perdura até hoje, quase 10 anos.




 acendo-a toda vez que falta luz aqui em casa até conseguir chegar ás outras velas



Não é uma boa idéia????

31 comentários:

  1. Que idea más buena querida!!!
    Pienso probarlo con los limones de mi jardín.
    Compraré la cera , la mecha y la esencia y cuando tenga varios limones ...realizaré esta estupenda idea que nunca se me hubiera ocurrido a mi!
    Gracias por compartirlo bella Sonia!
    Buen fin de semana y muchos abrazos amorosos para ti!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima idéia. O cheirinho deve ficar muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que idéia super legal, o efeito é lindo!
    Sobre o fabricante do Rodo, não tem nada.
    Vou dar uma olhada no site que me indicou.Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hola, no venía a verte desde hace un tiempo... qué fácil parece hacer esas velas!!! Gracias por enseñar.
    Muchos cariños
    María Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Ideia genial, além de linda, adorei! Só podia ser "dela" né, da rainha dos nossos sonhos crafteiros! rs

    Beijinho =)

    ResponderExcluir
  6. Que ótima idéia querida!! Tô devendo visitinhas né? rs... Mas olha, essa titia martha enlouquece a gente né menina??? hehehe Bjs grandes... suas postagens de natal estão maravilhosas!

    ResponderExcluir
  7. Idéia genial. Já gostava do souflê servido na própria laranja e agora tem essa vela de limão rssss Bjs Lucila (www.casadevalentina.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Que giro!
    Adoro limão, com toda a certeza irei gostar dessas velas ; )
    Bjs*

    ResponderExcluir
  9. oI Amiga

    Que ideia linda!!!

    apesar de enrolada, tenhoo que dar umas espiadinhas pelos blogs...

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  10. una belleza y tenen que oler de maravilla,preciosos,buen dia

    ResponderExcluir
  11. Amei a idéia,Dolly! Vou fazer aqui em casa. Amo os aromas naturais das plantas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hola Carmen como vamos??? Tudo pronto para o grande evento do dia 25???? Acho que você deveria mesmo usar os limões de seu jardim que aliados a seu talento formarão lindissimas candelas, o que achas????
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Juju, obrigada pela visita, consegue sentir o aroma de minhas velas??? é fantastico e mágico pois a cada rajada de vento que entra a casa toda se perfuma!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Anna, que peninha vc não achar o nome do fabricante desse rodo, será uma pena perdê-lo por falta de manutenção. Por essas que junto montes de papeis em pasta..td o que compro vou guardando notas fiscais para correr atrás de peças de reposição!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê, quantos desencontros não? imagino que estas em grande movimentações natalinas por ai...pois é, Tia Martha é nossa referência sem dúvidas e a partir das idéias dela vamos desenvolvendo e aprimorando as nossas.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Deva, tua casa é um encanto e com umas velinhas aromáticas deve ficar mais aconchegante, não achas?

    ResponderExcluir
  17. Ana, como nos enrolamos no dia a dia, não? acabei de entrar após aguar 1/4 dos jardins e corri para cá..eita vicio danado!
    beijocas

    ResponderExcluir
  18. Maria Lucia bordadeira...umas velas aromaticas em sachets bordados por você devem ficar um luxo, o que achas???
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi amanda querida, tudo pronto para o natal??? Gostou das ideias? não dá vontade de ser mais feliz com tanto colorido??? é a magia do natal!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa Lucila vc me fez viajar no tempo...Há muituo anos atrás fiz a bavaroise de laranja servida na casca...divina!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. OI AMIGA! HUM COM TODOS ESTES CHIRINHOS DEVE SER CELETIAL! IMAGINA NA NOITE DE NATAL! ADOREI A IDEIA TAMBEM
    BJS

    ResponderExcluir
  22. oi amiga! eu de novo! fui até o post que t falou - amiga adorei a ideia - nossa quantos dests quando (só que aqui é 2 litros ) quando quebra no meio tem que ir para a reciclagem- nnca tiva esta ideia de fazer algo belo - o máxmo que já fiz foi cortr na parte quebrada e usr como balde! pode?
    como phd(ih falta muito) tu foi aprovada no qesito imaginação para reutilização - e cotinue aprontando destas - pode até dar de presente - ficou lindo!
    arabéns reciclologa
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Lucia um elogio desses vindo de vc é um trofeu de ouro! olha, tb achei super gracioso mas acho que para viabilizar realmente o uso se deve colocar uma faixa de entretela dentro..daria mais resistência nas bordas...num quer fazer um para aprimorarmos essa técnica???
    Beijocas amada mestra! e obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir
  24. Dollyzinha, que ideia linda , acho que vc até o Natal vai me convencer a fazer uma bela ceia mesmo com poucas pessoas , hehehe, estou sendo contaminada por vc a melhorar minha mesa, rssss
    Essa dos limões é lina, e deve dar um cheirinho maravilhoso, vou pensar serio mesmo.
    Ei vc via minha escada quando foi lá no blog hoje /?? No post anterior , pensei em vc quando postei.
    Aqui parou d echover e ventar sim, muita gente saiu com serios prejuizos com o quase tornado que deu aqui, eu ainda bem sou uma privilegiada e não senti as consequencias , alem das minha s suculentas na rua , nada de pior , rsss, ainda bem !! Bjs querida e boa noite .

    ResponderExcluir
  25. Hola, olvide decirte que si puedes tomar fotos de mi blog, las que quieras...no olvides, eso si, hacer un link hacia mi blog, o.k.?
    Ojala me avises cuando lo hagas para venir a visitarte..... te lo agradezco mucho.
    Maria Cecilia

    ResponderExcluir
  26. Minha querida Amiga!!!
    Amei demais esta idéia de velas nos limões.
    Sabe?Tenho um olfato beem apurado e amo estes cheirinhos da natureza.Aqui em casa sempre estou aromatizando ou com essência ou com galhinhos secos de alecrim queimado.Amo.
    Fico muito feliz de te ver lá no blog.
    Amo receber teu carinho e tua visita.
    Tu és uma pessoa muito fofa e especial, viu?
    Que tenhas um final de domingo iluminado e uma semana recheada de boas vibrações.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. oi Amiga

    Passei aqui porque não estou conseguindo entar no blo hoje pela manha... queria dar uma bom dia.
    Amei esses floquinhos de neve, como faço pra colocar também? onde vc pegou? eu troquei o fundo por uma desenho natalino no mesmo verde que era, passa pra ver...

    bjus ana maria

    7 de Dezembro de 2009 08:20

    ResponderExcluir
  28. Ai que tou doidinha por essa nevizinha caindo aquie na Ana tb , vim de lá agora e fiquei maravilhada , hehehhe tb quero no meu !!!! Me ensina ai vai !
    Outra coisa, boa tarde kkkkkkk. Comecei bem pedindo e dpepois que cumprimento eitaaaaa. Dollyzinha vim te dizre que deixei uma declaração de amizade pra vc , pass ´lá!!
    Tenha uma linda semana , bjssssss

    ResponderExcluir
  29. Amiga todos seus últimos posts estão repletos de lindas e POSSÍVEIS idéias de decoração para o Natal.
    Este ano não fiz nada relacionado ao Natal. Faltou forças e dinheiro para os mimos(extrapolei com a reforma). Vou passar fora e curtir os enfeites na casa da familia.
    De qualquer modo adoro ver e me inspirar...Ano que vem volto aqui e tento fazer pelo menos um desses.
    Todos lindos, parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Buonasera amiga, so agora sentei pra ler os coments e ver que cometi uma gafe fiz 2 post num mesmo dia, um era pra amanha..
    bj

    ResponderExcluir
  31. Zu querida, que delicia tua presença por aqui...olhe, passei muitos anos sem nem a árvore preparar por causa de morte, depressão e principalmente falta de grana e quer saber??? acho uma loucura investir tanto quando temos tantas pendências a solucionar e projetos a realizar. Acho que o Natal é no coração e dura 365 dias...o comércio nos impulsiona com seus produtos mágicos a encher nossos olhos e esvaziar nossos bolsos...Sei que pela tua grandeza interior, mesmo sem grandes investimentos em decorações, teu Natal será especial porque você é especial e somos nós as mágicas desse evento!
    Beijinhos, Dolly

    ResponderExcluir

Adoraria ler um comentário seu...