Assim, sábado decidi fazer flores em voil. Sou cabeçuda demais e acho que se uma pessoa consegue fazer porque não eu/?
Assim, sem boleador, fui primeiramente testando fazer pétala por pétala, muito fácil mas, além da montagem tornar-se mais dificultosa não gostei do acabamento final.
Assim, desenvolvi outra maneira que vou tentar explicar agora.
MATERIAL NECESSÁRIO
Um retangulo em voil ou seda de aproximadamente 50 x 10 ou 12...irão entender porque 10 ou 12 logo mais
(O desenho está terrivel, mas dá para entender)
Dobre esse retangulo 1 cm acima do meio e passe um alinhavo tendo o cuidado de deixar sobrando linha dos dois lados. Feito?
A parte menor determinará o miolo da flor e a maior, as pétalas externas...simples demais, não?
Agora, aleatoriamente, faça cortes na vertical, uns mais curtos outros mais longos e assim, vocês estarão preparando as pétalas.
Apesar da linha torta, acho que deu para entender
AS primeiras que fiz, usei isqueiro para formação das pétalas mas, além de algumas bordas ficarem meio queimadinhas pela intensidade da chama, haja dedo para ficar acendendo a chama. Essa técnica, é praticamente a mesma aplicada para as flores feitas a partir de pets. Testei com vela votiva que tem a chama menor e fica muito mais fácil formar as pétalas a não dizer que as duas mãos ficam livres para bolear as pétalas.
Terminada essa fase, agora é só usar aquelas sobras de linha deixadas no início e delicadamente proceder ao franzimento...cuidado para a linha não romper. Aqui vocês já terão a flor com as pétalas menores na parte interna e agora, cuidadosamente, feche pelo avesso tendo o cuidado de montar o miolo...
Para concluir, podem ser aplicadas missangas com lantejoulas, pérolas ou para quem preferir, borde o miolo com ponto rococó...Você se surpreenderá com o resultado final.
Aproveitei a brincadeira e fiz também um saquinho para sachets que ensinarei na próxima postagem
Espero que tenham entendido as explicações.
Oi Amiga
ResponderExcluirEstão um arraso tuas flores, lindas demais!!! assim que der um tempinho vou fazer e te mostro. Parabéns pela tecnica prática!!!
bjus
Que bom que gostou amiga! se tiver qualquer duvida me fale e a resolveremos pela cam.
ResponderExcluirBeijocas
Boa idéia prima, fica muito delicada essas flores, continue exercitando sua capacidade de criação!!! Beijos
ResponderExcluirOi Dolly,
ResponderExcluirAmei o resultado, as flores brancas estão parecendo flores de violeta de verdade, arrasou.
Adoro fazer o que você fez, pegar algo e adaptar o meu modo de fazer ao que tenho disponível e à minha comodidade, então, adorei o seu pap, mas se for fazer, adaptarei o meu rsrsrs.
;)
Oi Dolly! Sou fã dos seus trabalhos, vc sabe! São delicados e possuem um toque de originalidade e ousadia. Queria morar perto de vc para aprender tanta coisa linda...rsrsrs. Beijos, querida! Que Deus abençoe sua tarde!
ResponderExcluirNossa que coisa linda! Eu já vi flores de pano, mas nesse modelo é a primeira vez!
ResponderExcluirDeve combinar muito também com bolsa de tecido, eu tenho uma bolsa onde eu troco a flor, ora uso a roxa, ora uso a preta, ora uso um fitilho pendurado com florzinhas na ponta... Mas não fiz nenhuma delas não, comprei em uma feira de artesanato.
Está de parabéns, seus trabalhos são lindos demais!
Bjinhu
Oi Fló, obrigada pelo estímulo mas vc que me conhece bem sabe o quanto sou arrojada para certas coisas..
ResponderExcluirbeijocas saudosas
Nilda, que bom gostou e acho que o gostoso em ser arteira é poder fazer certas experiências com aquilo que temos á mão..Quando fizer as suas, poste pois quem sabe sua técnica será mais simples que a minha
ResponderExcluirbjs, Dolly
Maria Lucia suas palavras são verdadeiramente estimulantes e ousadia para o " novo" em artes, sempre foi o meu forte!Abomino as mesmices!!!! Quando quiser peça que ensinarei com alegria!
ResponderExcluirbeijocas saudosas
Raquel Cecília estou até me achando com esses delicados elogios...obrigada ade coração
ResponderExcluirbjs e grata pela visitinha!
Dolly
Nosa que linda ficou um charme só e o PAP esta bem explicado, qdo fizer eu mostro e se tiver duvidas corro aqui tá?
ResponderExcluirbeijos
oi Dolly! ai estas flores me levam á minha infância - minha mãe fez muitas - como era costureira, tricoteira... ela vivia fazendo cursos - e um deles foi estas flores só que eram com uns boleadores e tem até uma folha - (virou minha herança) estão aqui em casa- então ela fazia aqueles vestidos lindos e a mulherada queria as flores - e aminha mãe vendia junto - oh tino comercial - por isto que te falei que quando vi estas flores fiquei em devaneios-
ResponderExcluirme manda teu email- eu não achei por aqui - estou esperando resposta email email email ...
ficou linda pode continuar fazendo muitas
bjs
lú
Eita! Me senti numa aula, tamanha a didática para explicar o que fazer. Valeu mesmo! As prendadas agora vão sair serelepes e saltitantes fazendo flores assim. E o resultado é realmente bonito e delicado. :)
ResponderExcluirLucia, sabia que me fez voltar ao passado? minha avó materna tb era costureira com a diferença que nunca frequentou bancos escolares e fazia vestidos de noiva todos rebordados e com flores que não lembro como fazia mas, o resultado era fantástico demais...Ela tinha freguesas que atravessavam São Paulo para que ela as vestisse de noiva.
ResponderExcluirPois é, acho que para vc essas que fiz foi como chover no molhado porque ensinar be-a-bá para mestras não é fácil, não?
Beijocas amiga e obrigada pela visita
Bicha menina, menos, menos!
ResponderExcluirA metodologia aplicada para aulas além de já estar arquivada no passado certamente está também ultrapassada, não esqueça que sou do tempo do mimeógrafo mas é gratificante saber que o PAP está entendível..Não sou expert em fotos mas tenha a certeza que não retratam o resultado final com fidelidade...ficaram bonitas mesmo!
Beijocas e boa semana
Bicha Vó
Olá Dolly
ResponderExcluirgostei muito do seu pap das florinhas.
Bjinhos.
Olá Dolly,
ResponderExcluireu é que agradeço a sua visita, comentário e o facto de ser minha seguidora.
Sempre que quiser pode aparecer.
Bjinhos.
Ficaram maravilhosas essas tuas flores e ainda com aula grátis....ADOREI!!! brigadúuuuuuu.
ResponderExcluirBjinhos
Oi Rapariga Arteira, obrigada pela visitinha, é sempre uma honra receber arteiras como você!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado da aula e espero em breve poder ver essa técnica aplicada em seus ricos trabalhos.
bjs Dolly
Dolly, suas flores ficaram lindas. Eu gosto muito de usar flores e broches em roupas, mas pode-se por no cabelo, em bijou, onde a criatividade permitir, não é? Passei aqui para dizer que, com certeza aquela roupa ficaria linda em você! Principalmente neste verão da sua cidade. Mas também quero falar que você, além de atenciosa e gentil, tem sempre uma palavra, um elogio, que com toda certeza é de coração. Adoro suas visitas! E toda vez que estou na net no lazer, o primeiro lugar que eu visito é o seu cantinho. Um grande beijo! Virginia
ResponderExcluirOh minha querida amiga , cheguei , estou d evolta ao mundo virtual,hehhehhe, agora falta vc que quero conehecer , é melhor a gente ir fazendo nossos planos pra isso aconetecer. Minahs ferias foram maravilhosas, e tem muita coisa que jamais será esquecida, dias inesqueceiveis de muita amizade, carinho, fui muito bem tratada , conheci a familia toda da Lucia , os filhos maravilhosos , a Sutana e o Marido, simpatississimo, encantador, e a Rejane, uma menina linda , pena que come la foi rapidinho debaixo de um calor infernal do Rio, hehehheh mas valeu a pena. Tenho muita coisa a postar , espero que não cansem pois vou mostrar tudinho. As compras ainda estão emcima da mesa pra guardarem, minha filhas vão sair amanha de viagem e vão levar maquina , eu já tirei algumas fotos ,mas não vi como ficaram, depois vou me oprganizando , a volta é smepre ssim, muitas coisas a fazer.
ResponderExcluirE vc pelo que vi arteira fazendo flores lindas , vou rever bem direitinho pra quando precisar.
Um grande beijo por enquanto. daqui apouco volto hehehhehhee.
Simplesmente um encanto Dolly, os meus parabéns pela imensa criatividade em tudo o que faz!
ResponderExcluirUm abraço para si,
maria lemos