Ontem precisei preparar umas embalagens de presentes e acabei viajando no tempo!
Ah, lá vem a Dolly com suas histórias do século passado, pois é isso mesmo e sabe que me divirto voltando ao tempos de minha mocidade?. Naquela época não tinhamos a oferta de materiais para artes como nos dias de hoje e éramos impulsionadas a usar a criatividade e aplicar o que se aprendia nas aulas de trabalhos manuais. Assim, o amor, que também era igual aos dos dias atuais, nos proporcionava momentos únicos para aplicarmos nossas habilidades. Quem não curtiu o momento de preparar um pacote de presente para namorados, marido, mães, amigos especiais?
O papel crepon e o de seda praticamente eram muito usados não só pelo colorido mas pela versatilidade. Essa moda de revestir caixas de sapatos, "costumizar" com tecidos ou papéis florais já era usada até por minha mãe em sua adolescência.
Então vamos lá, para quem não sabe, é hora de aprender!
Você vai precisar de dois rolos de papel crepon em cores contrastantes. Optei pelo branco e o sulferino que já foi fucsia, rosa choque, maravilha, pink e hoje nem sei que nome tem!
Corte um retangulo 3 vezes a largura de seu presente...ou seja, se êle tem 20 cm, use 60cm, combinado?
A seguir, dobre o primeiro terço sobre o presente e depois o 3° terço, fui clara?
Agora é hora da montagem . Corte um pedaço de 10 cm da cor usada para a embalagem, sem medo de gastar por favor! e vamos preparar a finalização do pacote
Ajeite cuidadosamente a primeira aba da esquerda até o centro; repita a operação para o lado direito
Agora abra aqueles 10 cm que foi cortado para a fita, dobre-o ao meio e feche o pacote sem apertar
Bem gente, agora pegue o rolo da outra cor escolhida e corte enrolado mesmo, um pedaço de 10 cm...Detesto miséria quando se trata de artes, assim, o pedaço da tira que sobrar, guarde-a pois poderá ser aproveitado em outras flores menores!Vamos usar agora, os outros 10 cm da cor escolhida para o preparo da flor. Prepare uma agulha sem ponta com um fio resistente que poderá ser linha de pipa, cordonê ou linha para bordar
Passe um alinhavo no centro da tira cuidando de deixar uma ponta da linha para fora.
Feito isso, corte a linha também com sobra e vamos franzir segurando as duas pontas da mesma.
Vai ficar assim
O legal do crepon é que podemos dar formas a êle..assim, abra esse fru fru para direita e para a esquerda, sem muita força.
Feito isso, passe uma das pontas por dentro da amarração feita para fechar o pacote e prenda com nós. Nada de cola!!!! Lembre-se que existem pessoas (eu por exemplo) que ama guardar relíquias ahahahah. Se usar cola vai estragar nossa flor!!!!!!
Ficará assim...
Bem, para concluir precisamos alinhar as sobras do papel quando do fechamento do pacote.
Junte-o com as mãos e use de seus poderes de Edward mãos de tesoura!
Que bonitinho..mas calma, falta só mais um tiquinho...
Vamos abrir com o polegar, formando babados ...agora sim, ficará maravilhoso!
Pronto, não ficou chic? Se preferirem, a flor poderá ser feita em degradée...bastando passar um algodão com alcool naquele rolinho de 10 cm, antes de aberto ou ainda, fazer dupla, combinando cores...ai é a criatividade de cada uma que determinará o efeito desejado.
Fiz esse outro pacote seguindo o mesmo passo a passo, usando a fita colorida só para o laço e ficou muito delicado também!
Hoje é possível encontrar em lojas especializadas, papel de seda e crepon de bolinhas, estampados, listrados e tenho certeza, que habilidosas como são, essa técnica vai ser muito usada.
click to create your own