fotos:www.antiquecameus.net
A formação que recebi ditava que certos elementos compunham a elegância da mulher como um belo leque a ser usado em uma noite quente,um fino colar de pérolas, broches, dentre êles um camafeu e alfinetões a serem usados nas lapelas dos blaisers, lenços, muitos lenços de seda que tornavam a mulher mais esguia em seus taillers, chemises etc.
Ah outra coisa que não podia faltar como peça integrante de um guarda roupa feminino, um manteaux em tweed, muitos cashemeres e um bom e belo guarda chuva. Sabiam que existe arte para carregar um guarda chuva? Pois é gente, pertenço a essa geração embora tenha me permitido aderir à modernidade com limitações, é impossível abdicar de todos esses aprendizados.
A cultura do uso de camafeus para a plebe deu-se mesmo, após a 1a. grande Guerra Mundial quando, os pracinhas os esculpiam em conchas e concluiam a montagem em ouro baixo para comercializar e enviar dinheiro ao sustento das famílias deixadas para trás.
Sugiro a quem se interessar pela matéria, assistir o video linkado para que entendam o valor da arte. A cidade italiana Torrel del Greco é onde estão baseados os grandes artesãos nessa arte. Infelizmente não consegui carregar o video mas basta um clic e serão transportadas a uma oficina de artesãos em camafeus.
http://www.youtube.com/watch?v=LS0-VDnOaxI
Julieta Pedrosa, design de jóias, traça uma rápida visão histórica dos camafeus, no texto abaixo